inspiracao   / Malala Yousafzai

Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da paz, se forma em Oxford

Malala Yousafzai, paquistanesa que virou símbolo do direito à educação das mulheres, comemorou a formatura em Oxford 9 anos após ser baleada em atentado

Bons Fluidos Publicado domingo 28 novembro, 2021

Malala Yousafzai, paquistanesa que virou símbolo do direito à educação das mulheres, comemorou a formatura em Oxford 9 anos após ser baleada em atentado
Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da paz, se forma em Oxford - Reprodução / Instagram / @malala

Malala Yousafzai tem uma história inspiradora. A militante paquistanesa do direito das crianças já começou seu ativismo com 11 anos, em 2008, quando tinha um blog em que defendia o direito das meninas em frequentar escolas. Com 12 anos, para estudar, escondia o uniforme do colégio na mochila para não ser atacada no meio do caminho.

Devido ao seu ativismo em prol das meninas, era alvo do Talibã. Em 2012, foi vítima de um atentado: homens mascarados entraram no ônibus que ela estava indo à escola e atiraram três vezes contra ela. Uma das balas entrou na cabeça de Malala, que tinha 15 anos na época; a jovem teve que passar por cirurgias. Em 2014, com 17 anos, se tornou a mais jovem a ganhar O Prêmio Nobel da Paz, lutando pela educação. 

+++ 3 opções de iogurtes veganos para variar o cardápio

Malala Yousafzai se foma em Oxford

Hoje, 9 anos depois de sofrer o atentato, a ativista se formou em filosofia, política e economia em Oxford, na Inglaterra. O curso havia terminado em junho do ano passado, mas, devido à pandemia, a cerimônia só aconteceu essa semana. Na época da conclusão, a paquistanesa postou, em seu Twitter, o sentimento pela graduação: "É difícil expressar minha alegria e gratidão agora, enquanto concluí meu diploma de Filosofia, Política e Economia em Oxford. Eu não sei o que vem pela frente. Por enquanto, será Netflix, lendo e dormindo."

+++ Teste do pezinho! Confira como o projeto pretende ampliar o diagnóstico de doenças raras

Nessa semana, quando finalmente comemorou a formatura, Malala postou, em seu Instagram, registros da cerimônia. Na postagem, ela aparece com seu marido, seus pais e suas amigas.  

 

Último acesso: 23 Jan 2022 - 19:35:36 (1046181).