Mais fácil, impossível! Veja como fazer em casa adubo orgânico que pode ser usado em todo tipo de planta

A técnica conhecida como adubação laminar foi compartilhada pela jardineira profissional Carol Costa em seu canal no YouTube; confira

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 6 janeiro, 2021

A técnica conhecida como adubação laminar foi compartilhada pela jardineira profissional Carol Costa em seu canal no YouTube; confira
Veja como fazer em casa adubo orgânico que pode ser usado em todo tipo de planta - Freepik

Adubar as plantas não é necessariamente um assunto para profissionais na jardinagem. Se você não costuma fortalecer suas plantinhas com algum composto, hoje, nós da Bons Fluidos vamos mostrar para você, a partir de dicas da profissional Carol Costa, como criar seu próprio abudo caseiro a partir de materiais orgânicos, 100% naturais.

+ VEJA: Poderosíssimo contra resfriados e ótimo antifúngico! conheça 6 benefícios do alho para a saúde

+ VEJA: Animal pré-histórico descoberto no Rio Grande do Sul é capa da Revista Nature

A técnica conhecida como 'adubação laminar', compartilhada no canal oficial no YouTube da jardineira, consiste em uma pasta usada como alimentos para microrganismos responsáveis por decompor a matéria orgânica do substrato e fornecer nutrientes para a planta. Ela pode ser utilizada em jardins, vasos, canteiros e, inclusive, em hortas.

Para preparar seu adubo laminar, você irá precisar de:

  • Liquidificador
  • Água
  • Sobras de vegetais, como cascas, folhas e talos, desde que estejam crus e sem tempero. Restos do tomate, talos do brócolis e casca de banana são alguns exemplos que podem ser usados
  • Podem ser usados também cascas de ovos (lavadas e secas), borra de café e ervas usadas para chás (sem o saquinho, claro)

Como preparar?

Já acumulando suas sobras num potinho e armazenando na geladeira durante a semana. Assim que tiver uma quantidade considerável de materiais orgânicos, despeje no liquidificador aos poucos com um pouco de água e bata. Você deverá atingir uma mistura pastosa, nem muito líquida e nem muito grossa.

Por fim, basta você espalhar seu abudo laminar sobre o substrato das plantas de uma maneira bem uniforme. Não há necessidade de revirar o solo, pois as próprias regas ficarão encarregadas de espalhar o abudo para o fundo da terra. 

Último acesso: 06 Mar 2021 - 13:54:29 (1044117).