Publicidade

Junho terá eclipse ‘anel de fogo’, missões espaciais e alinhamento de astros; veja as previsões

Mês de junho será movimentado com eventos astronômicos incríveis

Mês de junho terá fenômenos astronômicos – Pexels

Depois de maio ser palco de um eclipse lunar lindíssimo, junho também promete não deixar a desejar e astrônomos preveem alguns eventos lindíssimos no céu neste mês. Dentre as atrações estão fenômenos naturais como um eclipse solar, duas conjunção da lua com planetas e algumas missões para a estação espacial (ISS).  

Publicidade

Veja abaixo os principais acontecimentos visíveis e não visíveis este mês:

2 de junho

Haverá a conjunção entre a Lua e Júpiter. Os dois astros estarão bem próximos do nosso ponto de vista. Caso queira visualizá-los basta olhar para o céu ao leste em uma área sem nuvens a partir das 0h15 (horário de Brasília).

+ VEJA TAMBÉM: Eclipse da maior superlua do ano embeleza céu na madrugada; veja fotos

Publicidade

3 de junho

Foguete vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 14h29 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site da SpaceX.

6 de junho

Publicidade

Um foguete será lançado do Complexo de Lançamento Espacial 40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, entre a 1h25 e as 3h26 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo no site da SpaceX.

10 de junho

Um eclipse, batizado de ‘anel de fogo’, por conta do círculo vermelho que ser forma, acontecerá no céu, porém será visível à partir de partes da Rússia, Groenlândia e norte do Canadá e parcialmente visível Ásia, Europa e Estados Unidos. 

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Eclipse e maior superlua do ano ocorrem essa semana; saiba como assistir à ‘lua de flores’

13 de junho

Haverá a conjunção entre a Lua e Marte. Para visualizar o fenômeno será necessário observar o céu límpido a noroeste logo após o pôr do sol até 20h25 (horário de Brasília), quando irá se pôr no horizonte.

Publicidade

15 de junho

Um satélite espião será lançado por um foguete da Northrop Grumman e da Força Aérea dos EUA  na plataforma 0B nas Instalações de Voo Wallops da NASA em Wallops Island, Virgínia.