Ícone do site

Jovem de 19 anos viraliza nas redes sociais ao fazer vídeos educativos sobre Síndrome de Tourette

Published 16/12/2021

Jovem de 19 anos viraliza nas redes sociais ao fazer vídeos educativos sobre Síndrome de Tourette - Reprodução / Instagram / @ticsluz

A Síndrome de Tourette é uma doença neurológica que leva a pessoa a realizar atos impulsivos, frequentes e repetidos, também conhecidos como tiques. Muitas vezes, esses atos involuntários não são descobertos precocemente e as pessoas que sofrem com a Síndrome possuem dificuldades de adaptação e sociabilidade. 

Jovem de 19 anos viraliza nas redes sociais ao fazer vídeos educativos sobre Síndrome de Tourette

Joyce Marques, estudante de Psicologia de 19 anos, viralizou no TikTok ao postar vídeos falando sobre a doença e sua história com ela. Em entrevista à BBC Brasil, a jovem disse que tem os tiques desde os 8 anos, mas, até então, passavam despercebidos. Com a pandemia, os sintomas pioraram. E foi aí que ela decidiu ir ao médico, averiguar as causas e descobriu que era Síndrome de Tourette. 

“No início não foi fácil e eu sempre me sentia um ser de outro planeta. Eu pensava: ‘Meu Deus. Vou ter que conviver com isso pelo resto da vida’. Mas depois de um tempo, comecei a encontrar pessoas iguais a mim.”

Na época em que foi diagnosticada, a estudante começou a postar vídeos no TikTok falando sobre como a doença funciona e a adaptação durante todo o processo de diagnóstico. A iniciativa deu certo e, hoje, Joyce já possui 803 mil seguidores na rede social. O primeiro vídeo que viralizou foi em que Joyce conta, por uma brincadeira bem famosa, os sintomas que já teve/tem.

Outros conteúdos mais descontraídos também são compartilhados, todos os dias. A ideia dela é que outras pessoas que possuem a mesma síndrome sejam acolhidas e se sintam identificadas com os vídeos. Recentemente, a estudante postou, em sua conta do Instagram, um vídeo contando quais as coisas que a ajudam no dia a dia durante os tiques. Garrafa de água, brinquedos antiestresse e outros objetos que ajudam no foco são aliados para se ter um bem-estar, segundo ela. Confira:

+++ Insolação: como se prevenir da reação aguda pós-sol?

+++ Nutricosméticos, nutracêuticos e alimentos funcionais: o que são e para que servem? Entenda!

Sair da versão mobile