Publicidade

Jardinista ensina como fazer Kokodama, técnica japonesa que substitui o vaso por uma esfera de musgo; confira o passo a passo

Com a chegada da primavera, nada melhor do que investir nas mais diversas técnicas de botânica; confira a dica de Marina Reis

Jardinista ensina como fazer Kokodama, técnica japonesa que substitui o vaso por uma esfera de musgo – Reprodução / Marina Reis

O mês de setembro abriu suas portas para a tão esperada primavera, tempo de florir e embelezar o lar com muitas flores e plantas.

Publicidade

Para ornamentar a casa com um arranjo diferentão, acessível, mas com uma aparência muito sofisticada, a dica da jardinista e designer floral Marina Reis, do Atelier Colorato, para a Bons Fluidos, é investir nas kokedamas.

+ VEJA: Minifloresta dentro de um vidro? Sim! Veja como criar seu próprio terrário sem sair de casa

Essa técnica japonesa milenar, onde o vaso é substituído por uma esfera de musgo, é perfeita para compor seu jardim ou decorar e florir o interior da sua casa. Simples de fazer, fácil de cuidar e muito duradoura, a kokedama é irresistível aos olhos e promete ganhar o seu coração. Confira o DIY (do it yourself) da jardinista para uma kokedama perfeita:

Você vai precisar de:

Publicidade
  • 200g de terra.
  • 100 g de vermiculita.
  • 1 musgo verde.
  • nylon 0,40 mm.
  • 1 planta (Antúrio, Costela de Adão, Rhipsalis ou Espada de São Jorge).

Passo a passo:

1 – Em um prato largo ou bacia, misture a terra adubada com vermiculita na proporção de dois para um. Misture água para que seja mais fácil o manuseio.

2 – Pegue a muda da sua planta de preferência e envolva suas raízes com a mistura, já pensando previamente no formato da sua kokedama.

Publicidade

3 – Pegue um prato de musgo e vire em uma mesa plana. Coloque sua muda já com terra no centro do musgo. Cubra toda a área da terra com uma mão e segure. Com a outra mão, envolva o nylon na base. Deixe uma quantidade grande de nylon de sobra e passe por toda a extensão da esfera, até que seu formato fique redondo como desejado.

4 – Vá modelando aos poucos e aperte bastante para que o musgo não saia. Ao chegar ao formato desejado, aproveite o nylon do início para dar um nó. Corte a sobra. Caso algum local ainda fique sem o musgo, repasse novamente o nylon até que a terra não fique mais visível.

 Dica da especialista: Para a kokedama, sempre dê preferência por plantas que gostem do solo mais úmido, como Antúrio, Costela de adão, Rhipsalis ou Espada de São Jorge. Outra sugestão é aproveitar a sazonalidade das flores. Outras plantas como as Orquídeas Ludisia, os Lírios e a Zamioculca são fáceis de encontrar nessa época do ano e funcionam muito bem para esse ecossistema com musgo.

Publicidade

Sobre Marina Reis:

A jardinista é reconhecida no Rio de Janeiro por produzir casamentos moderninhos e descontruídos, onde predominam arranjos florais orgânicos e naturais – sem o uso de arames e outras estruturas, valorizando o movimento natural da flora. Na sua loja online (www.ateliercolorato.com.br), oferece curadoria e uma seleção de plantas e flores para decorar o lar, com direito a dicas de adaptação, luz e cuidados básicos. No seu Instagram (@ateliercolorato), Marina Reis ensina tutoriais, dicas para mães de plantas e ainda oferece inspirações para casamentos diurnos.

Publicidade