Publicidade

Imagens de cometa Leonard são capturadas ao lado do Cristo Redentor e momento impressiona

As imagens do cometa Leonard ao lado do Cristo foram feitas pelo fotógrafo Marcello Cavalcanti; confira

Imagens de cometa Leonard são capturadas ao lado do Cristo Redentor e momento impressiona – Reprodução / G1 / Foto: Marcello Cavalcanti

Marcello Cavalcanti é o nome do fotógrafo carioca responsável por capturar na noite desta última terça-feira, 21, uma das imagens astronômicas mais especiais do ano: a aparição do cometa Leonard ao lado do maior símbolo não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil, o famoso e aclamado Cristo Redentor.

Publicidade

+++ Jovem de 19 anos viraliza nas redes sociais ao fazer vídeos educativos sobre Síndrome de Tourette

Mas a fotografia não foi feita espontaneamente. O artista revelou que, para registrar o momento, foi preciso um preparo com cálculos de horário e angulações. A imagem foi feita diretamente do Mirante Dona Marta, em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio, por volta das 20 horas.

Marcello Cavalcanti, cometa Leonard e Cristo Redentor

“O ideal é sair da cidade para poder fotografar ou ver a olho nu, mas em lugares muito escuros, tipo Região Serrana, Região dos Lagos. Mas, com um equipamento profissional e sabendo localizar o cometa no céu, você consegue fotografar mesmo em lugares iluminados com o Rio de Janeiro”, comentou Cavalcanti em entrevista ao portal de notícias G1.

“Hoje [terça-feira, 21] eu me planejei para vir aqui ao Mirante Dona Marta para tentar fotografar ele passando próximo ao Cristo. É um planejamento muito difícil, muito detalhado”, concluiu.

Publicidade

Mais sobre o cometa Leonard

Se você ainda não ouviu falar sobre o astro, nós contamos um pouco sobre ele. O cometa Leonard (C/2021 A1) também conhecido como “cometa de Natal”, foi descoberto pelos astrônomos em janeiro de 2021. Conforme os cientistas, o cometa, que na época estava entre Marte e Júpiter, segue em direção ao Sol.

+++ Eduardo Kobra projeta mural de 462 metros em homenagem à cidade de Santana de Parnaíba

Ao cometa Leonard  foi calculado um período de órbita de cerca de 80 mil anos. Ele ainda pode ser visto a olho nu em alguns pontos da América Latina, mas, sem dúvidas, sua visibilidade melhora com a ajuda de aparelhos, como telescópios ou a própria câmera fotográfica de Cavalcanti.

Publicidade

Confira a imagem:

Imagens de cometa Leonard são capturadas ao lado do Cristo Redentor e momento impressiona
Reprodução / G1 / Foto: Mycchel Leganghi/São Joaquim Online

 

Publicidade