inspiracao   / Complicou!

Home office com crianças: saiba como conciliar a rotina de trabalho com os filhos em casa

É difícil dar atenção aos pequenos e focar no trabalho profissional ao mesmo tempo, mas algumas dicas podem te ajudar nessa tarefa

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 19 março, 2020

É difícil dar atenção aos pequenos e focar no trabalho profissional ao mesmo tempo, mas algumas dicas podem te ajudar nessa tarefa
Saiba como lidar com home office e crianças em casa - Freepik

Para muitas pessoas, trabalhar de casa já não é fácil! Agora, imagina fazer home office com os filhos por perto, de quarentena, cheios de energia para gastar?

Pois é! A situação não está fácil para ninguém no mundo. Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), empresas liberaram funcionários para trabalharem de suas próprias casas, lojas estão fechando, aulas nas escolas foram suspensas e a população está orientada a não sair de casa a não ser que seja de extrema necessidade.

Diante desta cena, e sabendo o quão difícil essa mudança de rotina pode ser, reunimos algumas dicas especiais que podem te ajudar a se concentrar na hora do trabalho -- mesmo tendo uma criança do lado.

1) CRIE UMA ROTINA E AVISE OS MEMBROS DA FAMÍLIA SOBRE ELA

A primeira dica é deixar bem claro o seu horário de trabalho, incluindo suas pausas. É importante os filhos saberem que em algum momento do dia serão recompensados com a sua presença, caso eles se comportem.

Vale até pensar em alguma coisa para fazer com eles durante alguns minutinhos da hora do almoço: ver um vídeo no YouTube? Ler um livro infantil? Brincar de mímica? Essas podem sem boas opções.

+ VEJA TAMBÉM; Home office: confira 7 dicas valiosas de como melhorar sua produtividade trabalhando em casa

2) "AQUI É O LOCAL DE TRABALHO"

É natural que os membros da família, incluindo os pequenos, queiram circular pela casa toda durante o dia, mas é fundamental que eles reconheçam qual é o seu espaço de trabalho -- mesmo que seja só uma mesa, uma escrivaninha ou até um cômodo só para isso.

3) ADEUS, PIJAMAS

É uma delícia trabalhar na cama de pijama, mas não é produtivo e nem passa a imagem de profissionalismo aos filhos. Vestir-se de maneira um pouco mais "formal" (entre aspas porque não precisa ser nada exagerado) pode impor o respeito que você precisa naquele momento.

4) TENHA COMPREENSÃO

Ter uma conversa sincera com as crianças é sempre uma alternativa bacana. Explique com carinho a sua situação e peça para ele ou ela te ajudar nesse momento, mas compreenda também caso eles não respeitem as novas normas. É tudo muito novo e energia é o que não falta nos pequenos.

Que tal planejar uma rotina para eles também? De manhã, assistem filmes, de tarde brincam com bonecos e de noite a mamãe ou o papai estão livres? Pode funcionar.

Se você tem alguma técnica diferente, nos conte no nosso Facebook? Vamos adorar saber!

Último acesso: 31 Mar 2020 - 20:05:15 (1042423).