inspiracao   / Reaproveitamento de alimentos

Guarde as cascas e talos dos legumes e faça esta caldo nutritivo para descongelar quando for usar

Veja como reaproveitar partes de alimentos que costumam ir para o lixo e prepare um caldo de legumes nutritivo e saboroso

Bons Fluidos Publicado quinta 30 setembro, 2021

Veja como reaproveitar partes de alimentos que costumam ir para o lixo e prepare um caldo de legumes nutritivo e saboroso
Aprenda a preparar este caldo de legumes feito com partes de alimentos que costumam ser descartadas - Reprodução/ YouTube/ pensandoaocontrario

Não é mais novidade para ninguém que os caldos de legumes industrializados, aqueles vendidos em sachês ou cubinhos no supermercado, são nocivos à saúde e cheios de aditivos que podem causar doenças como, por exemplo, o excesso de sódio e glutamato monossódico, que são como cubinhos de veneno para nosso organismo. 

Embora eles deixem a comida com mais sabor, eles devem ser evitados, no entanto, isso não significa que suas receitas precisam ficar sem sabor. É possível preparar caldo de legumes caseiro enquanto reaproveita partes de alimentos que iriam para o lixo. Além de deixar sua comida mais saborosa, este caldo de legumes caseiro não tem aditivos químicos e concentra muitos nutrientes. 

A bióloga e youtuber Camila Victorino, dona do canal Pensando ao Contrário publicou um vídeo ensinando a preparar um caldo de legumes com partes de alimentos que seriam descartadas. Esta receita pode ser congelada e utilizada no preparo de carnes, sopas e caldos; veja:

+++ Picles caseiro: aprenda a preparar pepino em conserva e acrescente mais sabor às suas receitas

Como fazer

À medida que for cozinhando, vá guardando em um recipiente os talos, cascas e partes de legumes e verduras que você costuma jogar no lixo. Deixe-os no congelador.

Quando tiver acumulado uma boa quantidade destes restos de alimentos retire do congelador e coloque para ferver em fogo baixo em água por 1 hora -- quanto mais tempo você deixar os restos em contato com a água, mais o caldo terá sabor. 

Desligue o fogo, aguarde esfriar e coe. Distribua em forminhas de gelo e deixe congelando no freezer. 

Para liberar as forminhas de gelo, retire quando os cubos de caldo de legumes estiverem duros e transfira para um recipiente. 

Utilize quando for preparar caldos, sopas e outras receitas. Basta apenas adicionar às suas receitas e aguardar descongelar. 

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 19:06:34 (1045785).