Glória Peres revela que enredo de ‘Travessia’ é baseado em história real; relembre o caso

Autora da nova novela das nove, ‘Travessia’, Glória Perez revelou que o enredo da trama foi baseado em um crime de linchamento de 2014

Glória Peres revela que enredo de 'Travessia' é baseado em história real; relembre o caso
Glória Peres revela que enredo de ‘Travessia’ é baseado em história real; relembre o caso – Instagram/@gloriafperez – Reprodução/TV Globo

A renomada Glória Perez, autora da mais nova novela das nove da TV Globo, a aguardada ‘Travessia’, contou durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 21, que o enredo principal da trama que estreia no dia 10 de setembro foi baseado em um crime real que ocorreu na cidade do Guarujá, litoral sul de São Paulo, no ano de 2014.

Publicidade

Conheça a história real que inspirou ‘Travessia’

Para os jornalistas, Glória Perez explicou sobre a história: “A deepfake que aciona a história central – pois nós vamos mostrar um universo de crimes cibernéticos, foi baseada em um caso real, o caso da Fabiane Maria de Jesus, que aconteceu no Guarujá. A moça acabou sendo morta e linchada por conta de um retrato falando que puseram no Facebook, e alguém achou a reconhecer”.

Fabiane Maria de Jesus, dona de casa e mãe de duas crianças, tinha 33 anos quando foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças. O retrato falado da real assassina havia sido feito dois anos antes e passou a circular na internet, como Glória Perez citou.

Confundida com a real sequestradora e tendo sua imagem indevidamente compartilhada pelos veículos de comunicação, Fabiane foi linchada por moradores do bairro de Morrinhos IV, localizado na periferia do Guarujá, em 3 de maio de 2014.

O enredo de ‘Travessia’

A título de comparação, ‘Travessia’ conta a história de um casal, Ari, interpretado por Chay Suede, e Brisa, personagem de Lucy Alves, que cresceram juntos no interior do Maranhão. Na trama, Brisa é vítima de um crime cibernético que, a partir de uma manipulação de imagem em um vídeo feita em Portugal, tem seu rosto trocado justamente por uma sequestradora de crianças.

Publicidade

O uso da tecnologia não aparece somente no crime citado. Ailton Graça, que interpreta um professor na trama, terá dificuldades para aceitar o ensino online, por exemplo, que precisou ser utilizado principalmente durante a pandemia da covid-19 ou o uso exagerado os eletrônicos por parte dos filhos. Durante coletiva, ficou clara a intenção de Glória de levar o assunto para ser debatido dentro da casa dos espectadores.

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.