inspiracao   / Gilberto Gil

Gilberto Gil é eleito imortal na Academia Brasileira de Letras

Uma semana após a atriz Fernanda Montenegro se tornar imortal na ABL, chegou a vez de Gilberto Gil

Bons Fluidos Publicado sexta 12 novembro, 2021

Uma semana após a atriz Fernanda Montenegro se tornar imortal na ABL, chegou a vez de Gilberto Gil
Gilberto Gil é eleito imortal na Academia Brasileiro de Letras - Reprodução / Instagram / @gilbertogil

Na tarde dessa quinta-feira, 11, a Academia Brasileira de Letras elegeu Gilberto Gil à cadeira 20 (que tem como patrono o médico e jornalista Joaquim Manuel de Macedo) do quadro de imortais da entidade. Na semana passada, a atriz Fernanda Montenegro também foi imortalizada: agora ela ocupa a cadeira 17 da ABL. 

Para alguém se candidatar à Academia, é necessário ser brasileiro nato e ter publicado uma obra que tenha reconhecimento do mérito ou livro de valor literário — de qualquer gênero —. Os imortais são escolhidos a partir de uma eleição de voto secreto e, toda vez que um imortal falecer, a cadeira é declarada vaga e os interessados precisam se candidatar em até 2 meses. 

+++ Hidrata e acalma! Saiba como fazer tônico óleo de rosa mosqueta para os cuidados com a pele

Gilberto Gil, de 79 anos, é compositor, cantor, instrumentista, escritor e produtor musical brasileiro. Já recebeu 9 Grammys em sua carreira e, em 1999, foi eleito Artista pela Paz pela UNESCO. Em 1996, o artista lançou o livro "Todas as letras", sua primeira obra que atendeu aos requisitos da ABL para se tornar imortal: ter um livro publicado. 

Na eleição, Gilberto disputou a cadeira com o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daunt. O artista baiano ganhou a eleição com 21 votos, contra 4 de Salgado e nenhum de Ricardo. Foram, ainda, 4 votos em branco e 2 nulos. Gil assumirá o posto em março de 2022.

+++ Bebê prematuro nasce após apenas 21 semanas de gestação, bate recorde e é certificado pelo Guinness 2021

Em uma de suas redes sociais, ele agradeceu a eleição e se mostrou feliz por ser o mais novo dos quadros de imortais da Academia Brasileira de Letras: "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha."

 

 

Último acesso: 22 Jan 2022 - 21:36:58 (1046060).