A universitária Natália Bérgamo Pascucci foi surpreendida recentemente ao receber a notícia de que gabaritou a prova da segunda fase da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. A estudante de apenas 22 anos encantou familiares e mídia, pois, além de acertar todas as questões de maneira esplêndida, segue cursando a graduação em direito — pessoas que finalizaram o curso ou estão nos dois últimos semestres, assim como Natália, podem realizar a prova.
Vale lembrar que o exame da OAB é composto por duas partes: a primeira, objetiva, e a segunda fase, dissertativa. A universitária Natália acertou 72,5% da primeira fase, ou seja, 58 de 80 questões. Já na segunda fase, como dito, não teve para ninguém! O resultado da prova gabaritada por Natália foi divulgado no mês de janeiro deste ano. A estudante prestou a edição XXXIII de 2021 do exame, que contou com aproximadamente 151 mil inscritos.
+++ Jovem de 12 anos bate recorde ao ser a mais nova a concluir uma faculdade
Estudante de direito gabarita prova da OAB e comenta resultado
“Quando conclui a segunda prova, eu tinha a impressão que havia ido bem e, apesar da sensação de aprovada, eu sabia que poderia vir uma reprova tanto quanto uma nota bem abaixo de 10,0. Eu queria um 10, mas eu realmente não esperava gabaritar a prova”, contou Natália para o portal de notícias G1.
Apesar de a conquista, a estudante também confessou que seu sonho nem sempre foi cursar direito. Na verdade, em 2017, quando ingressou na vida universitária, iniciou seus estudos em administração. A mudança de curso ocorreu quando lhe foi oferecida uma bolsa de estudos integral parao curso de direito na mesma universidade.
+++ Conheça a história do casal que adotou 5 irmãos para não separá-los
“Entrei no curso sem certeza se gostaria e com a ideia de eventualmente transferir para administração de novo. Contudo, logo nas primeiras aulas da faculdade, me identifiquei muito com o curso. Essa foi uma parte muito emocionante e marcante em minha vida, pois eu percebi que, apesar de ter ficado muito chateada com algumas negativas relacionadas ao curso anterior, Deus estava tomando conta de tudo e sabia o que era melhor para mim”, disse.
Mas nem tudo são flores. Apesar de ter conquistado a bolsa de estudos, se encontrado no curso de direito e gabaritado a segunda fase da OAB, enfrentar a saudade da família e a pressão emocional não é tarefa fácil. Natália morava com os pais na cidade de Taquarituba, em São Paulo, mas precisou se mudar para Bauru, também no interior do estado, onde está sua faculdade.
“Preocupação com as aulas, atividades, provas, aprendizado, aquisição de material, cansaço, esgotamento emocional. Enfim, assim até parece uma experiência péssima, mas é muito ao contrário disso, foi enriquecedor e fundamental para meu crescimento pessoal e profissional. Me sinto muito mais preparada para a vida depois desses 5 anos […] Ter recebido um resultado tão positivo em um ano tão desafiador, com toda certeza foi mais que especial”, afirmou.
Natália agradece aos pais, à avó, aos colegas e professores pela conquista em relação à prova da OAB. Agora, se sente ainda mais preparada e madura para enfrentar seus próximos desafios.