Publicidade

Fóssil de 100 milhões de anos leiloado por R$ 16 mil em site italiano é devolvido ao Brasil

O fóssil de um peixe que viveu na região da Bacia do Araripe, CE, estava sendo leiloado em um site ilegal italiano

Fóssil de 100 milhões de anos leiloado por R$ 16 mil em site italiano é devolvido ao Brasil – Foto: Leobark/Secom/MPF

Procuradoria-Geral da República do Brasil recebeu nesta última quarta-feira, 16, o fóssil de um peixe que viveu na região da Bacia do Araripe, no Cariri cearense, há 100 milhões de anos. O artefato foi enviado pelo governo italiano após pedido do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). O fóssil em questão foi encontrado por pesquisadores brasileiros em um site de leilão ilegal na Itália.

Publicidade

+++ Porteiro de condomínio é demitido após deixar guarida para salvar vítimas em acidente

Fóssil de 100 milhões de anos leiloado em site italiano é devolvido ao Brasil

Datado do período cretáceo, o fóssil estava sendo leiloado no site ilegal por 3 mil euros, aproximadamente 16 mil reais, considerando a cotação atual. Em seu território de origem, o peixe fossilizado fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ligado à Universidade Regional do Cariri.

+++ Dia Mundial do Sono: dormir bem ajuda a emagrecer; entenda

Vale lembrar que a região do Cariri cearense, antigo Crajubar (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha) é considerada uma das mais ricas em fósseis do mundo. Ou seja, a preservação deste lugar, o incentivo ao estudo fossilífero e a luta contra o contrabando é essencial para manter a preciosidade da região.

Publicidade

“Na peça, por exemplo, é possível notar a riqueza de detalhes de tecido mole e até as escamas do peixe”, afirmou o Ministério Público Federal.

+++ Idoso completa 120 anos e recebe bênção do Papa Francisco

Publicidade