Ex-diretor da Globo faz doação para o Retiro dos Artistas
Com a doação, foi possível comprar equipamentos que estavam em falta ou em estado precário, como máquinas de lavar roupas e secadoras industriais

Com a doação, foi possível comprar equipamentos que estavam em falta ou em estado precário, como máquinas de lavar roupas e secadoras industriais
O ex-diretor da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi até o Retiro dos Artistas após ter doado todos os direitos autorais de seu livro, “O Lado B de Boni” para a instituição. O montante serviu para realizar algumas melhorias estruturais e Boni foi até o local acompanhar o andamento das obras.
A diretora da instituição, Cida Cabral, afirmou à Folha de SP que, com a doação, comprou equipamentos que estavam em falta ou em estado precário, como máquinas de lavar roupas e secadoras industriais. Além disso, com a doação, foi possível reformar o refeitório e colocar ar-condicionado nos ambientes.
Ver essa foto no Instagram
Em um vídeo no Instagram, Boni escreveu: “Para onde foi o dinheiro dos direitos autorais do meu novo livro, O Lado B de Boni?
Eu escolhi reverter 100% dos direitos para importantes melhorias no @retirodosartistas.org.br .”
O jornalista Frederico Figner, que foi pioneiro da indústria fonográfica brasileira, foi o responsável por doar o terreno de 15 mil metros quadrados. Em 1918, o local começou a funcionar com o objetivo de oferecer apoio a profissionais do entretenimento que se encontravam em situações de vulnerabilidade. Assim, a casa conta com piscina, teatro, biblioteca, salão de beleza, refeitório e diversos outros espaços. Por fim, proporcionam conforto e qualidade de vida aos veteranos que já deram sua contribuição às artes. O lar abriga 43 moradores e mantém suas atividades através de doações e trabalhos voluntários.