O Jardim Zoológico de Brasília tem um novo integrante muito especial!
Na madrugada de 6 de maio, após cinco meses de gestação, nasceu o tão esperado filhote sauim-de-coleira (Saguinus bicolor).
A vinda do pequeno animalzinho foi considerada uma vitória, porque a espécie está criticamente ameaçada de extinção. A boa notícia é que esse foi o segundo caso de sucesso de reprodução em cativeiro da espécie assistida pela instituição.
Apesar do sexo do filhote ainda não ter sido identificado pelos especialistas, a instituição fez uma votação no Instagram para que os seguidores pudesse ajudar a escolher um nome para ele e a proposta funcionou.
O mais votado entre Tucumã e Jambu foi a segunda opção, Jambu.
“Nesse momento, a gente não interfere na criação. São os pais que criam, e eles estão tendo um cuidado muito bom. Eu vejo o filhote tanto no pai quanto na mãe, que é o esperado para a espécie. Essa espécie ocorre na região metropolitana de Manaus e está criticamente ameaçada de extinção, última categoria antes de extinto. É uma espécie que está com risco altíssimo de desaparecer”, explicou o diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.
Em função da fragilidade do recém-nascido — e pensando no cuidado que precisam ter para preservar a espécie, os técnicos concordaram que os biólogos especializados só vão manejar o pequeno animal depois que ele completar 3 meses de vida.