inspiracao   / Ar poluído

Entenda por que a lua avermelhada desta semana não é um bom sinal

Lua vermelha chamou a atenção em diversos pontos do país mas é indicativo de ar poluído

Bons Fluidos Publicado quinta 26 agosto, 2021

Lua vermelha chamou a atenção em diversos pontos do país mas é indicativo de ar poluído
Lua avermelhada não é um bom sinal, segundo meteorologistas - Unsplash/ Altinay

Se você mora no Brasil, mais especificamente na região sudeste do país, e observou o céu nas duas últimas noites, você certamente ficou encantado com a lua grande e avermelhada que brilhou esta semana. No entanto, o fenômeno belo, aparentemente inofensivo, na verdade, é um mau sinal, segundo meteorologistas. 

Isso porquê, a lua destas noites quentes não se tratam de um fenômeno astronômico como a lua de sangue, por exemplo, que costuma acontecer durante eclipses de superluas. A coloração avermelhada na lua recentemente foi provocada, na verdade, pela poluição. 

+++ Eclipse 'Anel de Fogo'; confira imagens surpreendentes do fenômeno que ocorreu nesta quinta-feira, 10

Internautas publicaram fotos do fenômeno acompanhadas de legendas elogiando a beleza da lua, mas, apesar de belo, este sinal é ruim, especialmente para a nossa saúde. 

De acordo com meteorologistas do site Climatempo, a lua vermelha é "resultado da poluição atmosférica que se acumula somada às queimadas registradas no Norte, Centro-Oeste e em São Paulo". 

+++ Drone faz imagens incríveis de vulcão em erupção antes de ser atingido pela lava; assista

Para os moradores de São Paulo, por exemplo, um dos fatores que mais influenciou na mudança de cor da lua foi o incêndio que atingiu o Pico do Jaraguá, na zona oeste da cidade, nesta quarta-feira, 25. Outro incêndio que também potencializou a poluição do ar aconteceu no final de semana no Parque do Juquery em SP. Acredita-se que o último tenha sido causado pela queda de um balão. 

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:26:39 (1045621).