Encantos da natureza: conheça a espécie de pássaro apelidada de 'bolinha de algodão'

O Chapim-rabilongos vai ser a ave mais fofa que você verá hoje

Bons Fluidos Publicado quinta 11 fevereiro, 2021

O Chapim-rabilongos vai ser a ave mais fofa que você verá hoje
Conheça esta espécie de pássaro encantadora - Pixabay

Os Chapim-rabilongos (Aegithalos caudatus) são tão fofos e charmosos que sempre atraem sorrisos em quem os observa. Esta ave é associada a boa sorte, e diz o ditado que quem tem o privilégio de ver alguma delas "A boa sorte chega em sua casa".

O Chapim-rabilongos é um dos menores pássaros do mundo;  se não fosse pela cauda extensamente longa, a parte mais característica da ave, seria minúscula e teria apenas 6cm de comprimento. Seu peitoral branco e redondo fazem eles parecerem pequenas bolinhas de algodão. 

+ VEJA TAMBÉM: Aves hipnotizantes: sonhar, pensar ou ver corujas pode ter significados no mundo espiritual

Há pouca diferença entre machos e fêmeas, ambos desenvolvendo plumagens,  principalmente em preto e branco com gradações claras de cinza e rosa. Esta espécie de ave põe de 7 a 10 ovos, mas diz-se que a taxa de sobrevivência de ovos e filhotes não é alta - esta pode ser a razão pela qual o pássaro põe tantos ovos.

Fofos e Inteligentes

Além de sua aparência encantadora, a inteligência deste passarinho também atrai a atenção de biólogos. 

Ele costuma chocar seus ovos e criar seus filhotes em ninhos próximos de pássaros mais fortes como o Urubu por segurança a fim de evitar que seus filhotes sejam roubados ou atacados durante sua ausência. 

+ VEJA TAMBÉM: Animal da longevidade e resiliência! Conheça as simbologias atribuídas às tartarugas

Eles são uma espécie difundida, abrangendo todo o norte da Europa e Ásia, chegando até ao sul, até o Mediterrâneo. Sua residência preferida é uma floresta decídua com grandes áreas de arbustos e charnecas. Eles também são comuns em parques e jardins; certifique-se de procurar carvalhos, freixos e sicômoros, pois eles são preferidos entre os chapins de cauda longa.
 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 07:31:08 (1044358).