A responsável pelo projeto foi a startup Ecodom; confira a matéria para saber mais
REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 22 janeiro, 2021
Quando compramos uma garrafinha de água, não imaginamos que aquele pedaço de plástico em nossas mãos demorará aproximadamente 500 anos para se decompor na natureza, não é mesmo?
Nos países emergentes, ou seja, em desenvolvimento, principalmente, a coleta de materiais descartados no lixo adequado ainda não ocorre como deveria.
+ VEJA: Pesquisadores encontram fóssil de 280 milhões de anos durante troca de pneu furado no Piauí
No México, porém, uma empresa de Puebla, cidade localizada na porção sul do país, foi a responsável por não apenas dar uma função para o lixo plástico, mas também utilizar desta reciclagem para dar oportunidades de vida digna e moradia a pessoas com menor poder aquisitivo.
O projeto da startup Ecodom consiste em utilizar o plástico descartado pela população como matéria-prima para a construção de casas populares que custam 5 mil pesos mexicanos, ou seja, cerca de R$ 1.500, e ficam prontas em apenas uma semana. As informações são do portal Só Notícia Boa.
O objetivo com o plástico em mãos é formar placas que darão estabilidade às casas. O material é derretido em fornos com temperaturas de 350ºC e prensado hidraulicamente
Além disso, a Ecodom ainda emprega os catadores e paga pelo serviço de coleta do material utilizado como base para a criação das casas, que apresentam 130 m² distribuídos entre dois quartos, um banheiro, uma sala de estar e uma cozinha.
Assista ao vídeo:
Último acesso: 27 Feb 2021 - 19:14:00 (1044225).