inspiracao   / Dia de Reis

Em homenagem aos Três Reis Magos, veja como preparar Bolo de Reis, sobremesa tradicional com frutas cristalizadas

Até hoje, os praticantes cristãos celebram a data relembrando os nomes bíblicos Belchior, Gaspar e Baltazar; confira o passo a passo abaixo

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 6 janeiro, 2021

Até hoje, os praticantes cristãos celebram a data relembrando os nomes bíblicos Belchior, Gaspar e Baltazar; confira o passo a passo abaixo
Em homenagem aos Três Reis Magos, veja como preparar Bolo de Reis, sobremesa tradicional com frutas cristalizadas - Freepik

É no dia 6 de janeiro que comemoramos o Dia de Reis, data esta referente ao encontro dos três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, ao menino Jesus. Como conta a história, cada um dos homens ofereceu ao Filho de Deus ouro, incenso e mirra, respectivamente.

+ VEJA: Já ouviu falar neste doce? Receita espanhola de leite frito é opção inusitada para você se deliciar

+ VEJA: Geleia de manga com maracujá é opção de presente caseiro delicioso para dar aos familiares

Até hoje, os praticantes cristãos celebram a data com o famoso Bolo de Reis, em homenagem aos Magos. Por isso, hoje, inspirados em matéria compartilhada pelo site Seleções, nós da Bons Fluidos vamos mostrar como preparar esta sobremesa clássica e deliciosa; confira:

Ingredientes:

  • 200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 4 ovos
  • 1 e 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 1 e ½ xícara de açúcar mascavo
  • ¼ de xícara de conhaque
  • 1 xícara de amêndoas
  • 1 xícara de frutas cristalizadas
  • ½ colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de uvas-passas pretas
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:

Comece cortando em lâminas finas as amêndoas e colocando as uvas-passas numa tigela com o rum para hidratar. Deixe-as de molho e reserve.

Num recipiente, peneire a farinha de trigo. Adicione o fermento, a canela em pó e as amêndoas picadas. Mexa com uma colher. Na tigela da batedeira, acrescente a manteiga e bata por cerca de dois minutos até que ela atinga um ponto cremoso. Agora, adicione o açúcar e continue batendo em velocidade média por 10 minutos.

Em outra tigela, vá quebrando um ovo de cada vez, intercalando com partes do creme feito na batedeira e com os secos (farinha, fermento e canela), sempre mexendo para misturar. Peneire suas uvas-passas e adicione-as no bolo junto com as frutas cristalizadas (lembre de deixar algumas para decorar o bolo), mexendo delicadamente com uma espátula para incorporar os ingredientes.

Despeje a massa em uma forma untada com furo no meio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos. Passado o tempo, retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e decore com as frutas cristalizadas que sobrarem. Se quiser, você ainda pode peneirar açúcar de confeiteiro por cima da sobremesa.

Último acesso: 25 Jan 2021 - 04:28:57 (1044126).