O maior diamante rosa puro dos últimos 300 anos foi encontrado por mineiros em Angola, país na África Central, como anunciou nesta última quarta-feira, 27, a operadora da mina, a australiana Lucapa Diamond Company, responsável pela extração do mineral extraordinário de 170 quilates.
Maior diamante rosa puro dos últimos 300 anos
Stephen Wetherall, CEO da companhia, afirmou à imprensa: “Apenas um em cada 10 mil diamantes é todo coberto pela cor rosa. Então, certamente estamos olhando para um artigo muito raro quando encontramos um diamante rosa muito grande”.
A companhia estatal de Angola que administra o mercado de diamantes no país será a encarregada de leiloar a peça rara. A título de comparação, o diamante mais caro da história, de 59,6 quilates foi leiloado no ano de 2017, em Hong Kong, por 70 milhões de euros, pela cotação atual, cerca de 371 milhões de reais.
Vale lembrar que Angola é o terceiro maior produtor de diamantes do continente africano, atrás apenas de Botswana, em primeiro lugar, e da República Democrática do Congo, em segundo. Apesar de sua boa colocação, a maioria do território angolano disponível para extração de minérios ainda não foi explorado. A falta de investimentos no setor se deve pela corrupção, contrabando e violação de direitos humanos nas minas.