inspiracao   / Rotina saudável

Conheça 5 benefícios que os ovos podem proporcionar à saúde dos idosos

O alimento está relacionado à longevidade e qualidade de vida

Redação Bons Fluidos Publicado sexta 22 maio, 2020

O alimento está relacionado à longevidade e qualidade de vida
Saiba quais benefícios o ovo pode fornecer à saúde dos idosos - Freepik

De acordo com dados do IBGE, uma pessoa nascida no Brasil em 2018 tinha expectativa de viver 76,3 anos, em média. Três meses e 4 dias a mais, em relação aos números de 2017.

Com o aumento da expectativa de vida entre os brasileiros, fatores que envolvem o bem-estar e a longevidade tornaram-se mais importantes ainda entre os idosos.

E a alimentação é uma parcela importante quando o assunto é qualidade de vida. Refeições nutritivas e saudáveis, combinadas com atividades físicas específicas, fazem toda a diferença em uma rotina e um elemento que pode ser muito benéfico é o ovo -- que, vale ressaltar, trata-se de um alimento versátil e de fácil acesso!

1) Altamento nutritivo

O idoso que inclui o ovo na dieta, consume diversos nutrientes de uma vez só e fortalece o sistema imunológico.

O alimento é rico em ácidos graxos saturados e insaturados, zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro, vitaminas como riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12, além também de conter compostos ativos como luteína e zeaxantina (essenciais na preservação da mácula ocular, reduzindo riscos de doenças oftalmológicas, como degeneração macular e catarata, respectivamente).

2) Bom para o cérebro

No ovo há uma alta concentração de triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para fabricar a serotonina (hormônio que atua contra a depressão, o mau-humor e promove sensações de prazer). Além também de conter colina, um importante percursos de neurotransmissores. 

3) Mantém o metabolismo funcionando bem

O selênio, presente no alimento, exerce papel de antioxidante e atua diretamente no metabolismo, atuando contra os radicais livre, ajudando a manter a tireiode funcionando normalmente e combatendo o envelhecimento precoce.

4) Um dos poucos alimentos com Vitamina D 

Você já deve ter ouvido falar que os alimentos não contêm Vitamina D e que ela só é absorvida, de fato, com a ação do sol, certo? Pois é! Diferente do que muitos pensam, alguns alimentos possuem, sim, uma certa quantidade da vitamina. É o caso do ovo.

A vitamina D previni doenças crônicas não transmissíveis e é fundamental para que as células de defesa do corpo ajam, corretamente, contra vírus e bactérias.

5) Deixa músculos mais fortes

O alto teor de proteína que os ovos contêm auxilia na regeneração celular, manutenção de músculos e na reposição do gasto energético das células.

Último acesso: 01 Oct 2020 - 03:53:37 (1042766).