Como conciliar trabalho com vida pessoal? Veja três conselhos de especialistas

Cinco mulheres empreendedoras contam suas experiências e dão dicas para equilibrar o tempo livre com a família e amigos e as funções do escritório

conciliar-trabalho-com-vida-pessoal
Cinco mulheres empreendedoras contam suas experiências e dão dicas de como conciliar trabalho com vida pessoal – Canva Equipes/Odua Images

Sabe-se que o trabalho ocupa boa parte do dia das pessoas. Muitas delas ainda trabalham de casa ou de forma híbrida, o que, algumas vezes, faz com que a divisão entre outros compromissos e escritório dilua-se. Por exemplo, um tempo livre pode se tornar o momento ideal para preencher aquele documento que falta. Ou, para quem tem filhos, a rotina profissional agitada pode ser interrompida por um pedido dos pequenos. Sendo assim, conversamos com cinco mulheres empreendedoras que deram algumas dicas de como conciliar trabalho com vida pessoal. Confira:

Publicidade

Você é uma só

A CEO do Conecta Group e presidente do LIDE Minas Gerais, Patricia Leiva, começa chamando atenção para a importância de você ter a consciência de que é uma só, e é necessário analisar isso em si. “Não conseguiremos estar em todos os lugares o tempo todo. Então essa organização e gestão de tempo são necessárias, mas, principalmente, temos que trabalhar muito a culpa”, afirma.

Com isso, vem a questão do autocuidado“Não queremos perder o aniversário da nossa filha, nem aquela reunião importante ou a viagem com os executivos. Mas devemos ter um tempo para nós mesmas. Se não cuidarmos das nossas saúdes emocional e mental, eu acho que esses pratinhos todos desequilibram”, opina.

Tempo para tudo

Parecido com o anterior, o conselho da empresária e fundadora do Instituto Rede Mulheres Que Decidem, Priscilia Queiroz, é analisar todas as situações. “Eu lido bem com crises, estresse e urgências, e o que é provocado por mim, tendo a resolver. Explico: uma tarefa que não depende de mim, mas se torna urgente em virtude do que está acontecendo no mercado, precisa ser resolvida. Então pauso e foco nisso. Dessa forma, consigo tirar tempo para tudo, desde casa até viagens”, detalha.

Flexibilidade

Para a CEO do Grupo International, Priscila Campos, e para a presidente do LIDE Paraná, Heloísa Garret, a mulher tem sua unicidade e é capaz de enxergar a vida de um jeito especial. “Conciliar a vida de empresária com a de mãe exige coragem, flexibilidade e um propósito claro. Para mim, a maternidade foi o impulso que me motivou a me tornar uma empreendedora mais resiliente e comprometida. Não é fácil, claro, mas acredito que a força da mulher está exatamente na capacidade de ser múltipla e de lidar com vários papéis ao mesmo tempo. Aprendi que não há equilíbrio perfeito, mas há escolhas conscientes: estar presente nos momentos que realmente importam, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, ressalta Priscila.

Publicidade

“A mulher tem uma essência que consegue justamente fazer essa ponderação. Quando eu vejo as mulheres se cobrando muito pela excelência em todos os papéis, penso que não podemos esquecer que essa vulnerabilidade da mulher, de questão hormonal, com os filhos, e o quesito emocional são o que nos fazem ser diferentes. Isso tudo nos deixa mais sensíveis e perspicazes para algumas iniciativas”, conclui Heloísa.

A luta contra o machismo

Recentemente, fizemos uma matéria sobre a luta contra o machismo no ambiente corporativo com outras empreendedoras. Veja clicando aqui.

Publicidade