Uma comuna, alagada em 1950, está sendo revelada aos poucos após a prefeitura local fazer uma manutenção no lago que cobre a vila de Curon Verona, na Itália. Na época, as famílias que moravam na região tiveram que deixar suas casas e se mudar para comunas próximas, abandonando mais de 160 lares, que permaneceram todo este tempo submersos.
Os escombros da pequena cidade estão aparecendo na superfície do Lago de Resia, localizado no norte do país europeu, próximo à região dos Alpes que faz fronteira com a Áustria e com a Suíça, durante as obras no local, que já foi palco principal de uma série disponível em uma plataforma de streamming.
+ VEJA TAMBÉM: Topo do Arco de Darwin, em Galápagos, desmorona após erosão
A paisagem já era conhecida na Itália por conta da torre de uma igreja do século XIV, que não ficou submersa. O local chama a atenção por conta do topo da torre que ficou para fora da água, que no inverno congela e atrai turistas que caminham sobre o gelo até chegar na torre.
No entanto, a paisagem está mudando aos poucos e os escombros da cidade estão aparecendo após o governo decidir, mesmo contra a vontade da população, construir uma barragem juntando dois lagos da região e diminuir o nível da água do lago onde a comuna está submersa.