Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno é brasileira, tem nome, e está completando 91 anos esta semana: nosso tão amado e vislumbrado Cristo Redentor. Para além de o Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o monumento mais famoso do país fará aniversário nesta próxima quarta-feira, 12 de outubro – feriado nacional.
Conheça a história do Cristo Redentor
A estátua do Cristo Redentor começou a ser idealizada no século XIX durante atividade do padre francês Pierre Marie Boss, que exercia suas atividades religiosas em uma igreja com vista para o Monte Corcovado. Influenciada pela ideia do padre, em 1888, princesa Isabel resgatou o projeto.
Com a assinatura da Lei Áurea, abolicionistas sugeriram que princesa Isabel, chamada por muitos de “a redentora”, fosse homenageada com uma estátua neste mesmo local. Isabel, porém, contestou a ideia e ordenou que Cristo, o verdadeiro redentor, fosse construído.
Em 1889, com a proclamação da República, a Igreja se separou do Estado. A segmentação das áreas fez com que o projeto do Cristo Redentor fosse interrompido. Mas em 1921, finalmente, foi dada a largada para as obras de construção do Cristo, finalizadas em 1931, há exatos 91 anos.
Com uma altura de 38 metros, praticamente um prédio de 13 andares, o Cristo Redentor, construído no estilo art déco, foi montado como um quebra-cabeça, com peças feitas de concreto e revestidas de pedra-sabão.
Calendário de comemorações em homenagem ao Cristo Redentor
Em celebração aos 91 anos do Cristo Redentor, a prefeitura do Rio de Janeiro dará início nesta terça-feira, 11, ao calendário de comemorações que se estenderão até o dia 22 deste mês. Hoje, por exemplo, ocorreu às 11h00 uma missa na Praia do Recreio, ministrada pelo Padre Omar, feita para inaugurar o Quiosque do Cristo, novo ponto de encontro para jovens.
Amanhã, às 7h00, o dia começará com a missa de Ação de Graças, seguida da oferta do Bolo com a Sociedade Amigos da Rua da Carioca aos cidadãos às 8h30.