Cão terapeuta: Pug alivia tensão entre os médicos que atuam no combate ao coronavírus

Harley “El Tuerto” é como ficou conhecido o cãozinho que auxilia os médicos da capital mexicana

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado domingo 17 maio, 2020

Harley “El Tuerto” é como ficou conhecido o cãozinho que auxilia os médicos da capital mexicana
Harley “El Tuerto”, como é conhecido o cão, atua em hospitais mexicanos - Twitter

Para os médicos que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus, a situação não está nada fácil.

Além da exposição física e contato diário com os pacientes infectados, os profissionais da área da saúde vem sofrendo um desgaste emocional gigantesco.

No México, um cachorro treinado para ser terapeuta está ajudando as equipes de médicos e enfermeiros dentro dos hospitais!

Harley é o cãozinho da raça Pug que está incumbido dessa tarefa. El Tuerto ('o caolho', em português), é como ficou conhecido por sua deficiência visual, já que o bichinho não tem o olho direito. O animal faz parte do serviço de psiquiatria e neuropsicologia do Centro Médico Nacional 20 de Noviembre, da Cidade do México, onde atua como terapeuta de humanos.

A função de Harley durante a pandemia é aliviar o estresse vivido entre os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, evitando, principalmente, o que conhecemos como síndrome burnout, ou seja, condição caracterizada pela exaustão emocional e física, além da baixa auto-estima.

El Tuerto percorre os corredores dos hospitais da capital mexicana com os devidos equipamentos de segurança: botas, óculos e roupas especiais.

O país já conta com mais de 47 mil casos confirmados e 5 mil mortes.

Confira o vídeo:

 

Último acesso: 09 Jul 2020 - 14:16:00 (1042743).