Se você curte jardinagem, vai amar a dica de hoje! A planta que recebe o nome científico de Hildewintera colademononis, comumente conhecido como cacto Rabo-de-Macaco é opção ideal para você que pretende dar um ar exótico para seu lar ou jardim.
Nativo da Bolívia, esta é uma das poucas espécies de cactos pendentes, já que na grande maioria são considerados globosos ou retos. Essa particularidade da planta faz com que ela seja muito utilizada em vasos suspensos ou até mesmo na montagem de jardins verticais e telhados verdes, uma vez que seus ramos podem atingir até 1 metro de comprimento.
MANUTENÇÃO E CUIDADOS
Como o cacto Rabo-de-Macaco é comumente colocado em locais menos acessíveis do que uma planta usada para enfeitar a mesa de jantar, por exemplo, já devemos imaginar que sua manutenção é pouca e simples.
Esta é uma planta que prefere solo que tenha uma boa drenagem e seja rico em matéria orgânica. O ideal é que o substrato seja formado por duas partes de areia grossa de construção, uma parte de terra vegetal e uma parte de composto orgânico.
Mantenha seu cacto sob a luz solar direta. Atente-se às regas, que devem ocorrer 2 vezes por semana no verão e 1 vez por semana no inverno.
O cacto ainda produz grandes e delicadas flores durante o verão, embora pouco duráveis, pois secam em poucos dias e dão lugar a um fruto vermelho que guarda as sementes.
COMO GERAR MUDAS
A youtuber Cláudia Müller contou aos internautas algumas outras curiosidades sobre o cacto Rabo-de-Macaco, e ainda ensinou passo a passo de como reproduzir a planta através das sementes e das estacas. Vale a pena conferir!