inspiracao   / Mais do que sustentabilidade

Brasileira está há mais de um ano sem produzir lixo e mostra como é possível diminuir a produção de resíduos

Jovem catarinense se propôs a viver uma vida "zero lixo" e compartilha dicas na internet

Bons Fluidos Publicado quinta 13 agosto, 2020

Jovem catarinense se propôs a viver uma vida
Jovem catarinense se propôs a viver uma vida "zero lixo" e compartilha dicas na internet - Instagram/ @cristalmuniz

Cristal Muniz nunca imaginou que seria possível viver uma vida lixo zero, mas se encantou pela proposta depois de encontrar um blog na internet. Após ler uma matéria sobre a autora do blog Trash is For Tosser, Lauren Singer, a catarinense de 24 anos se apaixonou pelo estilo de vida, que procura reduzir ao máximo a produção de lixo. 

Depois de mergulhar em livros, blogs e artigos sobre a proposta de viver sem produzir lixo, Cristal se propôs a viver uma vida produzindo o mínimo possível de lixo e criou o blog Um Ano Sem Lixo, onde compartilha dicas e experiências sobre sua jornada neste experimento.

+ VEJA TAMBÉM: Destralhe-se: 15 coisas que você deveria jogar no lixo ou doar para manter a casa organizada

"O conceito de lixo zero que eu sigo é baseado no conceito da Bea Johnson, autora do livro Zero Waste Home. Ela define que lixo zero é pensar em não gerar nenhum tipo de desperdício ou resíduo que não possa ser reaproveitado", destacou Cristal em um dos vídeos publicados em seu canal no YouTube. 

Desde então, a designer segue inspirando outras pessoas na internet e mostra que viver sem produzir muito lixo é possível através de medidas simples que serão destacadas a seguir:

Cosméticos Naturais - Cristal utiliza produtos como argila, esfoliantes naturais, desodorantes caseiros e outros produtos naturais durante sua rotina de cuidados com a beleza. Para produtos não naturais, ela dá preferência em comprar aqueles que vêm em embalagens recicláveis.

Cristal Muniz diminuiu sua produção de lixo drasticamente
Instagram/ @cristalmuniz

Produtos de Limpeza Naturais - A jovem produz um produto multiúso para limpar a casa utilizando apenas sabão de coco, bicarbonato de sódio, álcool e qualquer óleo essencial. Com o mesmo produto ela higieniza diferentes partes da casa. 

Sistema de Compostagem - Para eliminar o lixo orgânico, Cristal possui uma composteira de minhoca, onde deposita restos de comida e outros lixos naturais que são consumidos pelas minhocas. 

Ducha Higiênica - Cristal diminuiu o uso do papel higiênico substituindo pela ducha higiênica e toalhas laváveis. 

Cristal Muniz diminuiu sua produção de lixo drasticamente
Instagram/ @cristalmuniz

Último acesso: 21 Sep 2020 - 02:19:29 (1043233).