inspiracao   / Fenômenos da natureza

Fascinante! Aurora austral é vista por astronautas na ISS; assista ao vídeo

Astronautas na Estação Espacial Internacional filmaram uma aurora austral iluminando o céu no hemisfério sul

Bons Fluidos Publicado segunda 16 agosto, 2021

Astronautas na Estação Espacial Internacional filmaram uma aurora austral iluminando o céu no hemisfério sul
Aurora boreal foi filmada pela Estação Espacial Internacional - Unsplash/ Lightscape

A aurora boreal é um dos shows da natureza mais fascinantes existentes. Ela acontece nos polos norte e sul do planeta e é batizada de aurora austral (aurora australis) quando é vista no hemisfério sul do planeta. 

Apesar de mais difíceis de serem vistas no hemisfério sul, uma aurora austral foi flagrada por câmeras acopladas na Estação Espacial Internacional (a ISS, no termo em inglês). 

+++ Chuva de meteoros Perseidas alcançará seu pico a partir desta quarta-feira, 11; Saiba quem poderá vê-la

Astronautas fizeram imagens incríveis do fenômeno a 436 quilômetros acima do sul do Oceano Índico, entre a Ásia e a Antártida. As imagens renderam um vídeo que mostra o céu iluminado por diferentes cores brilhantes. 

O que é uma aurora austral?

Aurora austral, também conhecida como aurora polar, é a contraparte do hemisfério sul da aurora boreal. Ela acontece no polo sul do planeta e se caracteriza pela forma de uma cortina de luz que emana um brilho difuso na maioria das vezes nas cores verde e vermelho. 

+++ Arqueólogos encontram evidências de terremoto em Jerusalém citado na Bíblia há 2.800 anos

Como sua irmã do norte, a aurora austral é mais forte no centro do polo magnético sul. Isso ocorre porque eles são o resultado de colisões entre elétrons energéticos (às vezes também prótons), átomos e moléculas na alta atmosfera. Os elétrons obtêm suas altas energias por serem acelerados por campos magnéticos do vento solar e o campo magnético da Terra.

Último acesso: 22 Oct 2021 - 10:45:52 (1045562).