Balões brancos e rosas decoram céu de Petrópolis e homenageiam vítimas do desastre

A soltura dos balões rosas e brancos que homenageou as vítimas dos deslizamentos em Petrópolis, RJ, ocorreu no Dia Internacional da Mulher

Balões rosas e brancos decoram céu de Petrópolis e homenageiam mulheres vítimas do desastre – Foto: Prefeitura de Petrópolis / Divulgação

Nesta última terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, moradores de Petrópolis se dirigiram à Praça da Liberdade, localizada no Centro Histórico do muncípio serrano fluminense, para soltar balões rosas e brancos em homenagem às vítimas que tiveram suas vidas, familiares e lares tomados pelos deslizamentos de terra que ocorreram após as fortes chuvas do dia 15 de fevereiro.

Publicidade

Soltura de balões rosas e brancos homenageia mulheres vítimas do desastre

Os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) foram os responsáveis pela organização do encontro e soltura dos balões. A realização do evento também contou com a presença do Centro de Referência e Atendimento às Mulheres (CRAM), da OAB-Mulher, Petrópolis da Paz, Grupo Florescer da Estrada da Saudade, do projeto Aprendendo a Brincar da Comunidade Oswaldo Cruz e do Grupo Especializado em Desastres Naturais (Geden).

+++ No RJ, vizinhos fazem festa de aniversário para jovem em situação de rua

“Cada balão cor de rosa simboliza uma mulher que perdeu a vida na tragédia. Os balões brancos representam os homens e crianças. São petropolitanos que nos deixaram e merecem nossos mais sinceros sentimentos. É um momento de reflexão sobre o papel de cada uma dessas mulheres na sociedade. Estamos em luto”, disse à mídia Ângela Alcântara, presidente do Comdim. A fala foi divulgada pelo portal de notícias G1.

Para além da soltura dos balões em homenagem às vítimas da tragédia, o evento também contou com música e poesia. As bexigas, por exemplo, foram soltas ao som do grandioso Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha.

Publicidade

+++ ”Um dia é pouco para definir a mulher”, declara Ary Fontoura neste 8 de março

Até o dia de hoje, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros local e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis conta com 233 vidas perdidas pelos deslizamentos de terra — que faleceram por soterramento ou afogamento. Vale lembrar que, das vítimas, 138 são mulheres e 95 são homens. Quatro pessoas seguem desaparecidas.

+++ Fernanda Montenegro é eleita mulher mais admirada do Brasil pelo 3º ano consecutivo

Publicidade