Publicidade

Após conjunção planetária, saiba quais outros eventos astronômicos acontecerão em 2020

Nesta semana, Marte poderá ser visto, a olho nu, bem pertinho de Saturno; descubra quando terão outros fenômenos interessantes

Saiba quando terão novos eventos astronômicos interessantes – Pixabay

Na madrugada desta terça-feira, 31 e desta quarta-feira, 1, foi possível observar no céu um evento: a conjunção de Marte e Saturno.

Publicidade

A olho nu, a partir da 1h da manhã, deu para ver que os planetas pareciam muito próximos (muito mesmo).

“Tanto na madrugada de terça, quanto na madrugada de quarta, os dois planetas vão estar a aproximadamente 1 grau de distância. Na prática, isso significa que se você esticar o braço, você consegue cobrir os dois planetas com o dedo polegar”, disse Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia (APA), na segunda-feira, 29.

Para o Portal Correio, ele esclareceu: “Existe uma distância entre Marte e Saturno aproximadamente cinco vezes maior do que a distância entre a Terra e o Sol. Então, o que a gente vê, na verdade, é um alinhamento entre Terra, Marte e Saturno”.

Se o fenômeno já aconteceu, por que decidimos escrever essa matéria? Para que você não perca nenhum outro evento astronômico que acontecerá ainda em 2020!

Publicidade

Quem nunca descobriu só no dia seguinte que um eclipse lindo tomou conta da madrugada? Nossa intenção é que você não perca mais nada de lindo que acontece no céu!

CONFIRA AS PRÓXIMAS DATAS!

5 de junho: eclipse lunar penumbral
5 de julho: eclipse lunar penumbral
14 de julho: Júpiter em oposição
20 de julho: Saturno em oposição
21 de julho: eclipse solar (anular)
9 de agosto: ocultação de Marte
30 de novembro: eclipse penumbral
13 a 14 de dezembro: chuva de meteoros
14 de dezembro: eclipse solar total
20 de dezembro: conjunção entre Júpiter e Saturno

Publicidade