Publicidade
Filhotes de uma ave considerada extinta no Brasil nasceram – Reprodução/ Wikimediacommons/ foto: Daderot

Vinte anos após as ararinhas-azuis serem declaradas extintas no Brasil, três filhotes da espécie nasceram no país, gerando esperanças do retorno da ave para a fauna brasileira. 

Publicidade

Os três filhotes nasceram na caatinga da Bahia nos últimos meses e são frutos de um casal de ararinhas-azuis repatriados da Alemanha. Outras 52 aves da mesma espécie foram trazidas de volta ao Brasil. 

+++ Conheça Rani! Menor vaca do mundo chama a atenção em Bangladesh

O nascimento destes animais só foi possível devido ao trabalho de cientistas brasileiros e estrangeiros que tentam a reintrodução da espécie no país por meio de um programa de reprodução. 

Extinção

Publicidade

As ararinhas-azuis foram consideradas extintas no Brasil em 2000 e, desde 20 anos, apenas 160 vivem no país em cativeiro. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), há apenas 240 destes animais no mundo e todos eles vivem em cativeiro. 

O nascimento destes filhotes é de grande importância para os cientistas que trabalham no projeto que tenta reintroduzir essas ararinhas na natureza brasileira.

+++ Parece, mas não é ficção! Portal liga um país a outro na Europa

Publicidade

“Mas este é o primeiro nascimento na sua área de ocorrência histórica, [na Bahia]. Os animais em cativeiro estão na Alemanha, Bélgica e Singapura. No Brasil, existem dois criadouros: um em Minas Gerais e outro na área de distribuição original, que é o norte da Bahia”, disse a analista ambiental Camile Lugarini À CNN Brasil.