Publicidade

Animal pré-histórico descoberto no Rio Grande do Sul é capa da Revista Nature

O fóssil do animal descoberto em 2010 foi assunto principal em um artigo em uma das revistas científicas mais prestigiadas

A revista científica dedicou um artigo para falar sobre o fóssil encontrado no Brasil – Arte/ Rodolfo Nogueira

Um animal pré-histórico descoberto há mais de 10 anos  por pesquisadores na cidade gaúcha de São João do Polêsine, na região central do RS, foi capa da edição de dezembro da Revista Nature de dezembro, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo. 

Publicidade

Chamado pelos cientistas de ixalerpeton polesinensis, o fóssil encontrado viveu há cerca de 230 milhões e foi o assunto principal do artigo “Enigmáticos precursores de dinossauros preenchem lacuna até a origem dos Pterosauros”. Segundo a publicação, este animal seria um antepassado dos pterossauros. 

+ VEJA TAMBÉM: Menino de 12 anos descobre fóssil de dinossauro durante passeio: ”Fiquei em choque”

+ VEJA TAMBÉM: Estudantes cearenses desenvolvem sensor de movimentos para cegos a partir de capacete de construção civil

Em entrevista ao G1, o professor e paleontólogo Sérgio Cabreira falou sobre as condições do fóssil quando foi encontrado: “Partes do crânio, as mandíbulas, esqueleto da coluna, dos membros, muitas peças foram encontradas. Isso trouxe novas informações”.

Publicidade

A imagem publicada pela revista só foi possível depois de uma análise minuciosa do fóssil e, utilizando a microtomografia computadorizada e reconstruções em 3D de restos esqueléticos, os cientistas conseguiram reproduzir as características do animal o mais perto possível da realidade. 

Esta foi a primeira vez que um animal pré-histórico raro foi descoberto no Brasil e desde quando foi descoberto, em 2010, o fóssil é de estudo de pesquisadores da Associação Sul Brasileira de Paleontologia. 

Animal pré-histórico encontrado no Brasil é capa da Revista Nature
Reprodução/ Nature

Publicidade