inspiracao   / Reparação histórica

Alemanha devolverá obras de arte roubadas da Nigéria durante período colonial

Alemanha irá devolver obra conhecida como 'Bronzes de Benin' saqueada da Nigéria

Bons Fluidos Publicado segunda 3 maio, 2021

Alemanha irá devolver obra conhecida como 'Bronzes de Benin' saqueada da Nigéria
Alemanha devolverá 'Bronzes de Benin' à Nigéria - Pixabay

O governo alemão anunciou nesta quinta-feira, 27, que começará a devolver obras roubadas da Nigéria durante o período colonial. O país europeu disse que pretende devolver no ano que vem escuturas conhecidas como 'Bronzes de Benin' que foram roubados do país africano por soldados ingleses em 1897.

Estas esculturas são datadas dos séculos XVI e XVIII e se caracterizam por placas com bustos, braços e cabeça que pertenciam ao acervo do rei de Benin, onde é hoje o sudoeste da Nigéria. Ao contrário do que o nome da obra diz, o material utilizado para sua construção não é bronze, mas sim cobre. 

+ VEJA TAMBÉM: Conheça a chinesa albina abandonada na porta de um orfanato que se tornou modelo

A tendência é que cada vez mais países colonizadores comecem a devolver obras saqueadas de seus países de origem quando estes ainda era colonizados. O objetivo é buscar uma reparação histórica com estes países que acabaram perdendo grande parte de seu acervo histórico e cultural. 

"Queremos contribuir para um entendimento comum e uma reconciliação com os descendentes do povo que foi privado de seus tesouros culturais durante o tempo do colonialismo", disse os ministérios das Relações Exteriores e da Cultura da Alemanha em comunicado. 

Grande parte destas obras foram saqueadas pelo exército britânico e vendida para países europeus, Estados Unidos e Nova Zelândia. Somente no Museu de Etnologia de Berlim, na Alemanha, mais de 500 artefatos históricos do reino de Benin estão guardados. 

Último acesso: 06 May 2021 - 03:08:50 (1044875).