6 temperos gostosos e fáceis para plantar em qualquer casa ou apartamento

Nada melhor do que ter a própria horta fresquinha no conforto do lar

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 26 março, 2020

Nada melhor do que ter a própria horta fresquinha no conforto do lar
Conheça alguns temperos fáceis para plantar em casa - Pinterest

Quem não ama aquele cheirinho de manjericão no molho de tomate na hora do almoço? Ou aquele chá de hortelã fresquinho? Ou até mesmo, para os mais ousados, aquela batata-frita com alecrim e sal grosso para o sábado?

Pois é! Algumas ervas são capazes de transformar um almoço ou um jantar pelo sabor e pelo aroma que dão aos pratos. E o mais bacana é que é muito fácil plantá-las em casa. Vasinhos pequenos uma janela dão conta do recado!

Sabendo disso, separamos 7 ervas aromáticas que farão toda a diferença em sua hortinha!

1) Manjericão

O bom e velho manjericão não poderia ficar fora desta lista! A dica para fazê-lo crescer é deixá-lo no sol e regá-lo todos os dias (duas vezes, inclusive, para os períodos de muito calor).

Esse é um bom ingrediente para ter em casa, porque além de ficar ótimo nas comidas, ele também é usado para fins religiosos, medicinais e até mesmo místicos. Dizem que ter um vaso desta erva dentro do lar traz paz e felicidade.

2) Tomilho

O tomilho adora um bom sol, mas não gosta de um solo encharcado. Portanto, o ideal é regalo um dia sim e outro não. É interessante tê-lo na hortinha de sua casa, porque ele tem propriedades que ajudam a diminuir a pressão arterial, além de ter agentes antioxidantes.

3) Hortelã

A hortelã, diferente das outras ervas citadas acima, não curte muito o sol! O lugar dela é onde tenha mais sombra do que luz solar. É importante regá-la todos os dias.

Além de ser poderosa no combate à má digestão, ela elimina excesso de líquidos retidos, pode ajudar na saúde feminina (com controle hormonal) e pesquisadores da Universidade Federal de Brasília (UNB) ainda descobriram que a erva contém óxido de piperitenona, uma substância que age como vermífugo. 

4) Alecrim

Sol, sol, sol! O alecrim vai se juntar às outras ervas aromáticas e ficar em alguma janela que receba bastante luz! 

Ele é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Esses nutrientes fazem com que o alecrim seja uma erva completa e poderosa para o organismo. Tem capacidade de ajudar em gripes, pressão arterial, digestão, stress e muito mais!

5) Camomila

A camomila é muito conhecida para colocar em chás relaxantes, mas ela é um ingrediente ótimo para bolos e sobremesas também. 

Para crescer forte e bonita, ela precisa de um vaso médio, de um local que tenha luz e de água uma vez por dia! 

Quando usada da forma correta, ela pode diminuir a hiperatividade, ajudar a acalma e a relaxar, aliviar o estresse, auxiliar no tratamento da ansiedade ou até mesmo ajudar em enjôos!

6) Orégano

O orégano fresco traz muito sabor às comidinhas e um aroma diferente daquele que compramos nos saquinhos do supermercado. Para tê-lo em casa, o ideal é colocá-lo em lugar que receba bastante luz solar. E, claro, não pode esquecer de regá-lo todos os dias, porque é uma erva que AMA água em abundância.

Essa planta possui diversos benefícios para a saúde por conta de suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, as quais ajudam a prevenir e combater algumas doenças. 

Gostou? Agora, é só separar um cantinho na varanda da sua casa ou apartamento e fazer a sua própria horta!

Último acesso: 01 Oct 2020 - 04:06:54 (1042455).