Novas tecnologias permitiram que pesquisadores registrassem o dia mais curto na Terra desde o início do uso de relógios atômicos de alta precisão, em 1960, utilizados para medir a velocidade de rotação do nosso planeta. A data em questão é 29 de junho de 2022.
29 de junho de 2022: dia mais curto da história recente
Segundo os cientistas, no dia mais curto da história recente, a Terra completou uma volta em torno do seu próprio eixo com 1,59 milissegundo a menos que as exatas 24 horas – do qual estamos acostumados a ver no relógio. O levantamento foi feito pelo site Time and Date com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS).
Vale lembrar que 1 milissegundo equivale a um milésimo de segundo, ou 0,001s. A título de comparação, em 2019, o dia mais curto já registrado teve 0,95 milissegundos a menos nas 24 horas, em 16 de julho. Atualmente, a estimativa é que os dias tenham 0,0003878 segundos a menos.
E apesar de a mudança extremamente sutil no tempo, a precisão em relação à contagem dos milissegundos é importante para alinhar diversas tecnologias de ponta, como os receptores de GPS, que necessitam da precisão para decodificar os sinais de localização.
O fenômeno do dia 29 de junho de 2022 se deve, em partes, pela diminuição da rotação do planeta em relação às forças da maré entre a Terra e a Lua.