10 frutas exóticas brasileiras que você talvez não conhece ou nunca provou

Devido a grandiosidade do nosso país, algumas frutas populares em regiões podem ser consideradas exóticas em outras

Bons Fluidos Publicado quarta 25 novembro, 2020

Devido a grandiosidade do nosso país, algumas frutas populares em regiões podem ser consideradas exóticas em outras
Você conhece ou já experimentou alguma destas 10 frutas exóticas? - Pixabay

O Brasil é um país grande e rico em diversidade de fauna, flora e devido sua grandiosidade, algumas frutas e legumes são comuns e ocorrem naturalmente em regiões específicas do país, enquanto em outras regiões elas são completamente desconhecidas. 

As frutas exóticas sempre têm origem diferente do local onde são comercializadas e não costumam ser produzidas em larga escala, por isso costumam custar mais caro. Frutas populares no norte ou nordeste do país, por exemplo, chegam ao sul e sudeste custando mais caro e incomum aos olhos da população.

+ VEJA TAMBÉM: Você sabe a diferença? Cúrcuma e açafrão não são as mesmas coisas; veja como diferencia-los 

Veja a lista de 10 frutas exóticas encontradas no Brasil que você talvez não conhecia ou nunca experimentou:

Jenipapo

Esta fruta é comum na Amazônia e mata atlântica. Ela é rica em vitaminas B1, B2, B3, B5 e C, além de possuir uma grande quantidade de fibras. 

Abiu

O abiu é um fruto comum na região norte, principalmente Amazônica e é conhecido por suas propriedades medicinais ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. 

Cagaita

A cagaita é uma fruta típica do cerrado brasileiro, mais comum nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. Suas propriedades nutricionais incluem vitaminas do complexo B, vitamina C e niacina, além de glicídios e proteínas. 

Ingá-cipó

No Brasil, a ingá-cipó é comum nas regiões chamadas de antrópicas ocorrendo também na floresta atlântica desde o Rio Grande do Norte até Santa Catarina. Ela é rica em vitamina A, cálcio e antioxidantes. 

Físalis

A Físalis é uma planta de comum na Amazônia e nos Andes. Ela tem uma função antioxidante atuando contra os radicais livres que provocam doenças como câncer, por exemplo. 

+ VEJA TAMBÉM: Antioxidante e anti-inflamatório: veja como preparar e consumir o poderoso shot de cúrcuma

Bacuri

Uma das frutas mais populares da região norte do Brasil, o Bacuri é rico tem altos índices de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. 

Jabuticaba branca

A jabuticaba branca é uma variante da jabuticaba comum. Ela é endêmica da região da Mata Atlântica e, infelizmente, está ameaçada de extinção. Seu valor nutricional inclui vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.

Pitomba

A pitomba, também conhecida como olho de boi, é uma fruta presente desde o Nordeste do Brasil até o Rio de Janeiro. Ela é rica em ferro e principalmente vitamina C. 

Gabiroba

A gabiroba é o fruto da gabirobeira, uma árvore comum no cerrado brasileiro. Ela é excelente para o sistema imunológico devido sua composição rica em vitamina C. 

Uvaia

A uvaia é uma fruta comum no cerrado brasileiro e na mata ciliar. Seu sabor cítrico está associado a sua composição rica em vitamina C. 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 03:17:29 (1043864).