gravidez   / Pós-parto

Seu cabelo caiu depois da gestação? Perda de fios pode ser de até 30% a 50% após o parto

Especialista revela que mulheres muitas vezes optam pelo transplante capilar

Redação Bons Fluidos Publicado terça 2 junho, 2020

Especialista revela que mulheres muitas vezes optam pelo transplante capilar
Mulheres optam pelo transplante capilar por conta da queda dos fios na gravidez - Freepik

A gravidez mexe muito com os hormônios e algumas reações que o corpo pode ter são muito comuns na maioria das mulheres. Duas delas são: o crescimento do cabelo durante a gestação e a queda deles no pós-parto.

Durante a gravidez, é comum a mulher se deparar com o crescimento das madeixas! Os fios passam a crescer mais rapidamente, fortes e brilhantes e ficam volumosos devido ao aumento da produção de hormônios. Porém, se ao longo dos nove meses eles parecem tão fortes e surpreendentes, no pós-parto a situação muda completamente.

Eesse período, geralmente reserva uma decepção às mamães, pois os fios costumam cair sem dó.

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo, a perda de fios após a gestação pode ser de 30% a 50%. Em média, em 50% das mulheres, a queda acontece entre o segundo e o quarto mês depois do parto.

A quantidade de cabelo que cai durante a escovação ou no travesseiro é tamanho, que faz com que as mulheres corram em busca de uma solução rápida. De acordo com o médico especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco, embora pareça algo descomunal, esse é um processo natural do corpo feminino.

“Depois do parto, as produções desses hormônios tendem a decrescer, voltando aos seus níveis normais. Aqueles fios que cresceram por ação hormonal começam a cair numa velocidade rápida e isso assusta muitas mulheres. Parece que a queda vai evoluir para um processo de calvície permanente, mas não vai”, explica o especialista, para acalmar as mamães.

O Dr Thiago também garante que após o processo de queda, o cabelo tende a voltar à normalidade e uma boa alimentação, repleta de vitaminas, rica em flavonoides, além de uma hidratação constante, podem contribuir muito positiviamente para isso.

As dicas são: "Descansar, consumir frutas e vegetais, hidratar-se e evitar situações que danifiquem os fios como fazer tranças, rabo-de-cavalo e escova”, esclarece Thiago.

 

Transplante capilar

Se após um longo período a mulher perceber que a reposição dos fios não normalizou, este é o momento de procurar ajuda médica. Durante o acompanhamento do caso, uma das possibilidades é que em algumas regiões os fios não voltem a crescer mesmo com a suplementação vitamínica e os cuidados recomendados.

O especialista conta que uma das soluções que vem sendo explorada pelas mulheres é o transplante capilar.

Dr. Thiago explica que o procedimento é mais simples do que se imagina e os resultados são permanentes. “A paciente que perceber uma região com calvície, pode procurar o transplante capilar como uma solução definitiva. O procedimento é simples, a anestesia é local e a paciente volta para casa no mesmo dia”, finaliza o cirurgião.


Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares - considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo. Dr. Thiago Bianco foi graduado em Medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para a área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha. 

Último acesso: 30 Nov 2020 - 01:12:07 (1042824).