gravidez   / Maternidade

Posso amamentar mesmo com Covid-19? Veja quais procedimentos de higiene as mães devem seguir em tempos de pandemia

Confira qual a opinião de profissionais sobre o aleitamento materno durante a pandemia do novo coronavírus

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 17 agosto, 2020

Confira qual a opinião de profissionais sobre o aleitamento materno durante a pandemia do novo coronavírus
Posso amamentar mesmo com Covid-19? Veja como higienizar os seios em tempos de pandemia - Foto: Marco Di Lauro/Getty Images

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, todo cuidado se tornou pouco, principalmente entre aqueles que fazem parte do que chamamos de grupo de risco, como as gestantes, por exemplo.

Assim como a fórmula da vacina, várias outras questões sobre a Covid-19 ainda não foram esclarecidas ou simplesmente deixam dúvidas na cabeça das pessoas. Se você se tornou mãe neste período ou conhece alguém que está passando por esse processo, deve ter se perguntado: pode haver transmissão vertical, ou seja, a doença pode passar da mãe para o bebê durante a gestação ou pelo leite materno?

Para o site especializado em saúde Minha Vida, a pediatra e homeopata Lílian Cristina Moreira esclareceu algumas questões sobre a amamentação em tempos de coronavírus.

Até onde se sabe, a transmissão ocorre através do contato de gotículas de saliva e secreção nasal de uma pessoa que contraiu o vírus com as mesmas mucosas de uma pessoa saudável, sem o vírus. Ou seja, nada comprova que a Covid-19 possa ser transmitida através do leite materno.

Segundo consenso vindo da comunidade médica brasileira, o aconselhável é que a mulher mantenha a amamentação, mesmo sendo assintomática, sintomática ou diagnosticada com a Covid. Lembrando que o aleitamento materno é fator determinante para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Quais os cuidados uma mulher que amamenta deve seguir?

Não há a necessidade de higienizar as mamas e mamilos para amamentar. Elas apenas devem ser limpas normalmente durante o banho e manipuladas com as mãos lavadas.

Lembrando que, como a disseminação do coronavírus ocorre através de secreções bucais e nasais através do ar ou contato direto, é importante manter as mãos desinfetadas e não tocar em nada além do seio e do bebê após a lavagem. Além disso, durante a amamentação, a mãe deve usar máscara facial de tecido, evitando sempre falar, tossir ou espirrar.

Por fim, evite que o bebê toque a face da mãe durante o aleitamento. Se a mulher estiver com suspeita de Covid ou for diagnosticada com o vírus, todos os outros cuidados com a criança, como o banho e a troca de fraldas, por exemplo, devem ser realizados por outra pessoa.

Último acesso: 25 Oct 2020 - 05:23:29 (1043255).