Ícone do site

Já nasceu com 7,3 kg: maior bebê do Amazonas bate recorde no estado

Published 20/01/2023
Já nasceu com 7,3 kg: maior bebê do Amazonas bate recorde no estado

Já nasceu com 7,3 kg: maior bebê do Amazonas bate recorde no estado - Foto: Divulgação/Hospital Padre Colombo

Impressionante! Nasceu nesta última quarta-feira, 17, o bebê mais pesado do Amazonas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM). Nomeado de Angerson, o filho de Cleidiane Santos veio ao mundo com 7,328 kg, surpreendendo a família e os funcionários do hospital em que nasceu.

Maior bebê do Amazonas nasce com 7 kg

Em sua última consulta pré-natal, a mãe, que estava de 40 semanas de gestação, já havia sido avisada que o filho nasceria com um tamanho maior que o normal. Porém, nem os médicos previram que seria tão grande. “Eu não esperava essa surpresa, eu pensei que seriam quatro quilos, mas veio sete quilos”, relatou Cleidiane para a Secretaria de Saúde.

Apesar do susto, o Hospital Padre Colombo emitiu uma avaliação médica garantindo que o garoto teria nascido com saúde. “Ele está recebendo uma assistência intensiva da equipe de neonatologia, que está responsável pelos cuidados. A gente só tem alegria, satisfação e gratidão por ter dado tudo certo nesse caso”, foi o que disse Artemisia Pessoa, responsável pela cesárea de Cleidiane Santos, ao portal de notícias UOL.

O menino é o mais novo de 5 filhos. Durante gestação, a mãe apresentou um caso de diabetes gestacional, que fez a equipe redobrar a atenção no caso. “O que nos deu um alerta foi que ela já constava, no primeiro exame, uma glicemia acima do normal para uma gestante”, explicou a diretora clínica geral do hospital, Teresa Marcelino.

A diabete, inclusive, é uma das justificativas para o tamanho anormal de Angerson ao nascer. Segundo Teresa, a doença pode desencadear no bebê esse tipo de crescimento acelerado, até desproporcional, como foi o caso no Amazonas.

Qual o maior bebê do mundo?

Pelo mundo, alguns bebês gigantes já surpreenderam suas famílias e a mídia. Considerado o bebê mais pesado e comprido do mundo, o filho da canadense Anna Bates nasceu pesando 9,98 kg e medindo 71 cm. Ele já teria vindo de uma linhagem grande, uma vez que sua mãe tinha quase 2 metros e meio de altura, enquanto seu pai media 2,10 m.

Nascido nos Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1879, o bebê não resistiu e acabou morrendo menos de um dia depois do seu nascimento. Segundo o livro dos recordes, o Guinness Book, também há relatos de um bebê italiano que teria nascido com 10,2 kg, mas não há documentação o suficiente para confirmar a informação.

Sair da versão mobile