gravidez   / Probióticos na gravidez

Estudo indica que probióticos melhoram náuseas durante a gravidez

Em uma pesquisa que durou 16 dias, estudiosos descobriram que os probióticos reduzem consideravelmente os sintomas de náuseas durante a gestação

Bons Fluidos Publicado segunda 13 dezembro, 2021

Em uma pesquisa que durou 16 dias, estudiosos descobriram que os probióticos reduzem consideravelmente os sintomas de náuseas durante a gestação
Estudo indica que probióticos melhoram náuseas e vômitos durante a gravidez - Freepik / @yanalya

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia e publicado na revista Nutrients revelou que os probióticos melhoram consideravelmente os sintomas de náuseas, vômitos e constipações durante a gravidez. 

Cerca de 85% das grávidas sofrem com enjoos durante a gestação, principalmente nos primeiros meses. Esses incômodos afetam o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres, mas, segundo o estudo, os probióticos podem ser positivos durante este período.

+++ Mito ou verdade: treinar em jejum faz emagrecer mais rápido?

Estudo indica que probióticos melhoram náuseas durante a gravidez

A pesquisa durou 16 dias e 32 grávidas tomaram uma cápsula de probióticos 2 vezes ao dia durante 6 dias e depois tiraram 2 dias de folga. Elas, então, repetiram o ciclo. Tomar o probiótico diminuiu significativamente as náuseas e os vômitos. As horas de náusea foram reduzidas em 16%, e o número de vezes que eles vomitaram foi reduzido em 33%. Sintomas relacionados à qualidade de vida, como fadiga e falta de apetite também melhoraram de maneira significativa. 

+++ Depressão pandêmica persiste entre idosos, segundo estudo

“Esta pesquisa fornece informações importantes sobre o impacto dos micróbios intestinais na função gastrointestinal durante a gravidez. Nossa microbiota intestinal explica por que somos o que comemos e por que os metabólitos e produtos gerados por bactérias têm um grande impacto em nossa saúde. Eles afetam o trato gastrointestinal, bem como a saúde da pele e a função neurológica", foi o que disseram pesquisadores do estudo. 

Ainda que a descoberta seja otimista e concreta, os estudiosos afirmam ser necessário mais estudos para comprovar 100% a eficácia dos probióticos. 

Clique aqui para conferir uma matéria da Bons Fluidos em que especialistas explicam todos os benefícios que os probióticos possuem, além da diferença entre os naturais e os industrializados!

Último acesso: 23 Jan 2022 - 18:46:03 (1046311).