gravidez   / Importante!

Diabetes gestacional é sinal de que o recém-nascido terá diabetes? Especialista responde

A gravidez é um período em que a mulher está sujeita a altas taxas de hormônio e manifestações do corpo, o que por vezes interfere no bebê

Viva Saúde Publicado segunda 8 fevereiro, 2021

A gravidez é um período em que a mulher está sujeita a altas taxas de hormônio e manifestações do corpo, o que por vezes interfere no bebê
Diabetes gestacional é sinal de que o recém-nascido terá diabetes? Especialista responde - Freepik / Racool_studio

O diabetes gestacional é uma intolerância aos carboidratos, diagnosticado pela primeira vez na gestação, que pode ou não persistir após o parto, sendo o distúrbio metabólico mais comum durante a gravidez.

Mas, ter diabetes gestacional é sinal de que o recém-nascido terá diabetes? “A resposta é não. Porém, esse bebê gerado por uma gestante que teve diabetes gestacional tem mais riscos de desenvolver hipoglicemia neonatal e obesidade na vida adulta”, explica Dra. Fernanda Bolfi, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Entre os fatores de risco para o diabetes gestacional, estão gestação em idade avançada, sobrepeso ou obesidade, história familiar com parente de primeiro grau com diabetes, síndrome de ovário policístico, feto com crescimento excessivo durante a gestação e hipertensão ou pré-eclâmpsia.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Último acesso: 27 Feb 2021 - 18:06:03 (1044335).