As dores na lombar costumam acontecer durante a segunda metade da gestação e pioram à medida que a gravidez vai progredindo. Mais de 60% das mulheres grávidas têm pelo menos uma crise de dores na região lombar. Você já passou por isso? As principais razões das dores são as alterações de postura e nos hormônios, reações normais que o corpo da mulher passa ao gerar um bebê.
Há dois padrões comuns de dor lombar na gestação: a dor lombar que acontece na região das vértebras lombares e a dor pélvica posterior (atrás da pelve). Muitas mulheres costumam sentir as duas durante a gestação.
As mulheres grávidas podem também ter a dor pélvica posterior, que é sentida na região das nádegas (nos dois ou em um lado). Essa dor pode ocorrer por várias atividades como: subir escadas, andar, sentar em uma cadeira baixa, abaixar para pegar algum objeto, rolar na cama, etc. Essa dor pode ser ocasionada pela elasticidade do cóccix, mais comum na reta final da gravidez, por causa das alterações naturais do corpo para receber o bebê.
Mulheres que possuem um histórico de dores na coluna apresentam uma probabilidade de dores maior na gravidez, principalmente se levar uma vida sedentária — gerando flexibilidade e encurtamentos na região lombar, além de fraqueza nos músculos abdominais e costas. As gestantes de gêmeos têm maiores chances de ter crises de lombalgias.
Especialista em coluna dá dicas para driblar as dores na lombar durante a gravidez
O neurocirurgião, especialista em coluna e o chefe da neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa, Dr. Haroldo Chagas, conta o que as gestantes podem fazer para melhorar dores na lombar. Repousar, por incrível que pareça, pode ser ainda pior. Estudos comprovam que ficar muito tempo em repouso pode piorar as crises de lombalgia, pois podem enfraquecer a musculatura pélvica e lombar.
Verifique com um médico antes de iniciar suas atividades físicas. Após liberação médica, faça exercícios que fortaleçam os músculos e ofereçam suporte para as costas, pernas e abdome. Não esqueça de alongar, isso vai ajudar para que as pernas e costas tenham mais flexibilidade. Alongue-se suavemente, pois um alongamento inadequado pode colocar ainda mais pressão em cima das articulações.
Outra atividade indicada é a yoga, que ajuda a melhorar o equilíbrio e a ganhar flexibilidade. A natação também é uma boa opção para as gestantes, porque reforçam a musculatura da lombar e do abdômen e o empurrão da água diminui a pressão em cima dos ligamentos e articulações.
Chagas também aconselha fazer hidroginástica,atividade muito relaxante que diminui a intensidade da dor nas costas durante a gestação. Outra opção é a caminhada, por ser de baixo impacto e fácil de inserir na rotina diária.
Chagas alerta para o posicionamento adequado do corpo:
- Fique ereta;
- Sente-se direito;
- Evite ficar muito tempo de pé;
- Fique ciente de todos os movimentos que causam dor;
- Evite sapatos altos e use os confortáveis;
- Sempre dobre os joelhos;
- Divida os pesos dos itens que estiver carregando;
- Tente descansar;
- Tome cuidado ao se levantar da cama.