Pode ser que a conta do Instagram do seu filho tenha se tornado privada automaticamente e isso aconteceu por causa de uma atualização da rede social. Abaixo, te explicamos em detalhes o que a Meta mudou nos perfis de jovens com menos de 18 anos. Descubra:
As mudanças no Instagram
O conjunto de modificações que passaram a valer, no Instagram, para contas de jovens entre 13 e 17 anos, se chama ‘Conta de Adolescente‘. Através dele, os pais passaram a ter um controle maior sobre as configurações de acesso para proteger os mais novos na rede social. E, assim, a conta dos menores de 16 anos ficou privada automaticamente. No caso de quem tem entre 16 e 17, a medida só valerá para quem criar um login a partir de agora.
Entre as providências mais rigorosas, também está o controle dos seguidores na mão dos pais. Ou seja, os adolescentes que tiverem de 15 anos para baixo, só aceitarão pedidos e seguir outras pessoas perante a aprovação dos responsáveis. E o mesmo acontece com o envio de mensagens. Outro detalhe é que não seguidores estarão impossibilitados de compartilhar publicações desses usuários, mesmo se não forem privados.
E, se crianças e adolescentes quiserem mudar essas configurações, também precisarão de autorização dos mais velhos. Caso esses desejarem, é possível fazer o mesmo com os que já estão no colegial, utilizando o serviço de supervisão de acesso. Porém, caso esta função não fizer sentido para algumas famílias, elas podem dar o controle total do uso para os jovens e crianças de qualquer idade.
Conteúdos restritos
Publicações que mostram brigas, promoções de procedimentos cosméticos e conteúdos que o Instagram considera inapropriados também serão barrados nessa ‘Conta de Adolescente’, principalmente, nas abas do Explorar e dos Reels. Ademais, o recurso anti-bullying restringirá termos através da opção ‘Palavras Ocultas‘ e filtrará comentários e solicitações de mensagens que são vistas como ofensivas. Abaixo, listamos outras funções que passaram a valer:
- Tempo de uso: Os adolescentes passarão a receber uma mensagem de tempo de uso após 60 minutos, pedindo para que eles saiam do aplicativo.
- Modo noturno: As notificações, agora, também ficam silenciadas entre 7h e 22h e, quem tentar contato, receberá uma mensagem informando que a pessoa não pode visualizar o celular neste horário.
- Conteúdo sensível: Além disso, publicações sensíveis que abordam temas como suicídio, automutilação e sensualidade limitaram-se.
- Marcações: Por fim, para marcar ou mencionar este mais jovem, é necessário estar seguindo o mesmo.
Forjar a idade
Outro detalhe que talvez tenha passado pela sua mente é que a criança ou o adolescente pode tentar mentir a idade para fazer uma nova conta. Por isso, a Meta – empresa que cuida da rede social – está defendendo que a “legislação sobre a segurança online dos adolescentes inclua determinações que estabeleçam verificação de idade e aprovação dos pais por meio do sistema operacional ou da loja de aplicativos” em todo o mundo.