Você sabia que só é nomeado santo quem veio depois de Jesus Cristo? Entenda

Descubra qual um dos principais requisitos para a Igreja Católica considerar a canonização e quais são os personagens da Bíblia em exceção

santo
Entenda um dos requisitos para ser considerado santo – Pexels/Gilles DETOT

Você sabia que os santos só começaram a serem chamados desta forma depois de Jesus Cristo? Nomes como Moisés, Davi e Salomão entitulam-se justos e não foram canonizados. Apesar disso, sim, a Igreja Católica os considera santos. Ficou meio confuso? Então veja abaixo que vamos te explicar.

Publicidade

Quem é santo?

Com exceção de João Batista, Virgem Maria, José e os avós de Jesus, Joaquim e Ana, só é de santo quem veio depois dEle. Acontece que até o século X, qualquer um estava sendo considerado importante ao ponto de ganhar a nomenclatura. Por isso, a Igreja Católica criou o processo de canonização.

Qual foi o primeiro santo?

Apesar de não ter registros concretos, acredita-se que a primeira canonização foi a do arcebispo de Augsburgo, cidade da Alemanha, que viveu de 890 a 973 d.C. No total, a História conta com mais de 6.500 que foram canonizados ou beatificados.

Há santos brasileiros?

Entre esses nomes, por exemplo, estão seis santos brasileiros reconhecidos pela Igreja Católica. São eles: Santo André de Soveral, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão – também conhecido como Frei GalvãoSanta Dulce dos Pobres, São José de Anchieta, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus e São Roque Gonzales.

O santo mais recente

Papa Francisco canonizou Maria Antônia de Paz y Figueroa no dia 11 de fevereiro deste ano. Isso faz com que ela se tornasse a santa mais nova e também a primeira mulher argentina a passar pelo procedimento. Vale lembrar que um dos próximos nomes a ganhar o título será Carlo Accutis. Apesar de ainda não haver data definida, a previsão é de que aconteça em 2025.

Publicidade