espiritualidade   / Mente saudável

Terapias naturais à distância também funcionam em época de coronavírus

Técnicas podem ser aplicadas em casa e ajudam a melhorar a qualidade de vida

Redação Bons Fluidos Publicado sexta 27 março, 2020

Técnicas podem ser aplicadas em casa e ajudam a melhorar a qualidade de vida
Terapias naturais à distância também funcionam em época de coronavírus - Divulgação

Você já ouviu falar da naturopatia?

Em época de confinamento para prevenir a propagação da Covid-19, profissionais de naturopatia atendem online e podem colaborar para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, além de ajudar na prevenção na queda da imunidade e diminuição da ansiedade e depressão.

Quando se fala em terapias naturais é possível pensar em acupuntura, ventosas e outras técnicas que precisam de equipamentos e do profissional presente para acontecer, mas a naturopatia tem muito mais a oferecer e pode ser feita à distância também.

“Temos ótimos resultados com a Radiestesia e com o Reiki porque mexemos com o campo energético. Com a cromoterapia, temos os estímulos cerebrais atuando quando o paciente aplica em casa o que foi receitado. Outra técnica possível é a fitoterapia, com a avaliação e a receita para que o paciente faça em casa”, explica o professor Daniel Alan Costa, especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein.

À DISTÂNCIA

O Reiki pode ser enviado à distância, com o nome ou com uma foto. Sempre com a autorização de quem receberá o tratamento. “Quando tratamos remotamente é essencial receber a autorização do paciente, pois isso interfere no campo energético que será tratado”, salienta o especialista.

“Já na Radiestesia, cada gráfico tem uma funcionalidade e basta a autorização do paciente para que o terapeuta possa agir e ativar o campo energético mais indicado”, explica Costa.

EM CASA

A Cromoterapia e a Fitoterapia, após a avaliação, podem ser utilizadas pelo paciente em casa mesmo. “A pessoa consegue fazer o tratamento indicado pelo especialista e colocar em prática no dia a dia o que foi receitado”, explica o professor.

Outra terapia muito eficiente é a Meditação. “Ela também pode ser feita com a orientação à distância”, lembra o professor.

É possível proporcionar o reequilíbrio entre mente e corpo, emocional e físico, por meio de Mantras e Mudras corretos para cada necessidade da prática.

A Aromaterapia é outra técnica que pode ser aplicada em casa pelo próprio paciente atuando individualmente ou no ambiente todo, para tratar a família por completo. Pode ser usada para acalmar, estimular e até para melhorar a imunidade do grupo.

E não parou por aí!

Além destas, há ainda a Cristaloterapia e os Florais de Bach que podem ser receitados depois de uma sessão de anamnese online.

Em todas as técnicas é sempre importante consultar um especialista, fazer a avaliação e seguir a orientação em casa. O sucesso do tratamento à distância depende muito mais da disciplina de quem está recebendo, já que é preciso seguir à risca todas as orientações do profissional, além de ser direto e transparente com o terapeuta, mesmo longe.

“Na avaliação realizada no consultório, temos a possibilidade de verificar sintomas físicos como, tom de voz, postura, expressões faciais e corporais e até mesmo avaliar sinais no pulso e na língua do paciente, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Quando fazemos isso à distância, precisamos contar com a autorização e com a disponibilidade da pessoa para receber as orientações e o tratamento”, finaliza o naturopata.


Daniel Alan Costa - Especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, professor de fitoterapia na USP, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP, coordenador geral dos cursos do Instituto Imparare e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia - EBRAN.

Último acesso: 12 Jul 2020 - 10:44:27 (1042467).