No dia 30 de maio comemoramos o dia da Santa Joana d’Arc, padroeira da França.
Joana d’Arc nasceu na cidade de Domrémy, localizada no nordeste da França, em uma família humilde. Como conta a história, aos 13 anos de idade, a moça começou a ouvir vozes divinas vindas da Igreja, mas foi apenas aos 17 anos que entendeu o verdadeiro chamado de Deus.
Guiada pelo Arcanjo Miguel, Joana lutou contra o domínio dos ingleses a França na famosa Guerra dos Cem Anos, eternizando seu simbolismo de guerreira e heroína nacional. Capturada, foi morta em 30 de maio 1431 sob acusações de herege e bruxa. Sua canonização pela Igreja Católica aconteceu somente em 1920.
Oração para Santa Joana d’Arc
“Santa Joana D’Arc, donzela de Orleans e do mundo, guerreira que utilizou seu estandarte glorioso no lugar da espada mística que pertenceu à Santa Catarina e nunca foi usada para matar, venha em nosso socorro com suas hostes do bem, para que tenhamos forças para enfrentar os nossos desesperos e nossas angústias sem sair dos caminhos da fé em Cristo, nosso senhor. Gloriosa santa imaculada, capaz de enfrentar as mais duras penas, as mais árduas batalhas, as mais insultuosas injustiças, que caminhastes para o céu através da fogueira ensandecida que homens ensandecidos acenderam aos seus pés, apenas porque jamais faltou aos vossos princípios e à vossa fé e que fostes acolhida no céu diretamente por Jesus, trazei-nos o vosso estandarte para que possamos seguir em vossas fileiras mantendo intacta a nossa fé.
Nas atribulações do mundo atual, a contemplação do vosso caráter e da vossa força nos é absolutamente necessária para vencermos os óbices que se nos deparam a cada instante, como se estivéssemos voltando a idade das trevas em que vós vivestes e soubestes permanecer forte e virgem em meio à soldadesca brutal que se curvava ante vós pela integridade da vossa honra e a proteção constante de nosso senhor Jesus Cristo através dos seus anjos e suas santas. Intercedei por nós, Santa Joana D’Arc e que possamos alcançar uma parte do vosso exemplo para fazermos frutificar em nossos corações a chama da vida eterna, Amém.”