Santa Genoveva: conheça a história da vegetariana que se tornou padroeira de Paris
Nesta sexta-feira (3), é celebrado o dia de Santa Genoveva, e, para celebrar, vamos te contar um pouco sobre sua história e seus feitos em vida
Nesta sexta-feira (3), é celebrado o dia de Santa Genoveva, e, para celebrar, vamos te contar um pouco sobre sua história e seus feitos em vida
Nesta sexta-feira (3), é celebrado o dia de Santa Genoveva, e, para celebrar, vamos te contar um pouco sobre sua história e seus feitos em vida.
Genoveva veio de uma família nobre galo-românica. Ela nasceu em Nanterre, uma aldeia localizada nos arredores de Paris, entre os anos 411 e 416. Quando ela fez oito anos, o bispo Dom Germano passou pelo local de nascimento para dar bênção as povo e chamou a pequena para conversar. Conhecendo um pouco mais de sua vida, a convidou para seguir a vida consagrada. A resposta positiva veio de imediato, pois este era o sonho dela.
Genoveva, então, se consagrou como virgem e, quando foi crescendo, demonstrou ser distinta das outras meninas de sua idade. Ela usava vestimentas diferentes, era vegetariana, utilizava cilício e jejuava com frequência. Ademais, da Epifania até Quinta-feira Santa, se trancava em uma cela e lá ficava até o último dia.
Em determinado momento, Paris passou por um momento de escassez. Isso fez com que Santa Genoveva guiasses onze barcos ao longo do Rio Sena, em direção a Troyes. Durante a viagem, ela fazia milagres, como dar movimento à uma mulher que estava paralítica há quatro anos e restabelecer a visão de cegos.
A mulher faleceu com 90 anos de idade – o que era bastante para a época em que viveu – e acabou comprovando sua santidade após a morte em 1129. Nesta época, a França estava sendo atacada por uma peste e, para tentar conseguir ajuda, o bispo Estêvão pediu para que as pessoas pedissem sua intercessão. A investida deu certo e o período foi nomeado de ‘Milagre dos Ardentes‘. Ademais, assim que o Papa Inocêncio II ficou sabendo do ocorrido, logo fez questão de declarar uma festa anual em sua memória, ficando também conhecida como padroeira de Paris.
Por fim, para celebrar a Santa, separamos uma oração abaixo:
“Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome, as guerras, as incompreensões e o ódio entre irmãos. Jamais nos falte, Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós vos louvamos e vos damos graças. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”.