Saiba porquê a Serra do Roncador, no MT, é um dos lugares mais misteriosos do país

Saiba porquê este lugar é tão misterioso e porquê exploradores insistem em dizer que esta região foi habitada por antigas civilizações

Bons Fluidos Publicado quinta 8 outubro, 2020

Saiba porquê este lugar é tão misterioso e porquê exploradores insistem em dizer que esta região foi habitada por antigas civilizações
Conheça os mistérios sobre a Serra do Roncador - Pixabay

A Serra do Roncador é uma das regiões centrais do Brasil mais inexplorada e possui algumas características que tornam este lugar único. 

Localizada no estado do Mato Grosso, a Serra do Roncador ocupa uma região de aproximadamente 800 quilômetros, que vai do município de Barra do Garças, no MT, até a Serra do Cachimbo, no Pará. Suas enormes montanhas são cercadas de natureza e rodeadas pelos rios Xingu, Kuluene, Araguaia e Rio das Mortes. 

Além de chamar a atenção por conta de sua grandiosidade, as montanhas desta Serra emitem um som único que deu origem ao nome 'Serra do Roncador'. Em alguns momentos do dia e noite, as rochas ecoam sons similares a roncos de uma pessoa dormindo. 

+ VEJA TAMBÉM: Adolescente italiano morto em 2006 será beatificado após milagre no Brasil

Ainda não sabe ao certo o motivo dos sons emitidos pelas rochas, no entanto, alguns cientistas que já exploraram a região afirmam que o contato dos ventos com os paredões rochosos provocam os sons misteriosos. 

No entanto, o mistério não acaba aqui...

O local é alvo de pesquisadores que procuram por indício de civilizações antigas. Sítios arqueológicos e pinturas rupestres confirmam que outras civilizações já habitaram a região milhares de anos atrás. 

Esse foi um dos motivos que atraiu o explorador inglês Percy Fewcet para a região. O coronel da artilharia britânica viajou até a Serra do Roncador em 1919 para explorar o local, mas sumiu misteriosamente, sem deixar pistas, em 1925 após sair para uma expedição.

Ele buscava indícios que comprovassem sua teoria de que alí habitou o povo Atlantis, originários da lendária ilha de Atlântida, tema bastante abordado nos contos de Platão. Alguns dizem que o explorador teria sido morto por índios Xingus, mas há quem defenda que ele tenha encontrado a civilização, que estaria vivendo nos subterrâneos da região, e nunca mais voltou. 
 

Último acesso: 25 Oct 2020 - 04:41:17 (1043583).