Divaldo Franco, de 97 anos, está internado após o diagnóstico de câncer de bexiga. Muitos o consideram ‘o maior médium do Brasil’. Foi chamado de “novo Chico Xavier“, de quem foi amigo. Ele comanda o Centro Espírita Mansão do Caminho, instituição que fundou nos anos 50.
Divaldo Franco internado
Após o médium se queixar de desconforto urinário, médicos constataram tumor na bexiga. A informação de que Divaldo está com um câncer em fase inicial foi divulgada nas redes sociais. O líder espiritual passa por monitoramento constante durante a internação. O quadro é estável e trata-se de um tumor considerado pequeno. “Ele está bem, lúcido e sem dor”, afirmaram intermediários. Por fim, ressaltam que as expectativas para a recuperação são positivas. Assim, Divaldo deve retomar suas atividades em breve.
As programações do Centro Espírita estão mantidas. Neste período, Mário Sérgio Almeida, Diretor-Presidente da Mansão do Caminho, assume a direção da casa, que tem mais de 300 funcionários e 400 voluntários. A instituição atende cerca de 3 mil crianças, que passam por atendimento médico e ficam nas creches.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é mais comum em homens brancos e com idade avançada, como é o caso de Divaldo. Vale ressaltar que o tabagismo triplica o risco de câncer de bexiga. Além disso, é preciso evitar a exposição a derivados do petróleo, como, por exemplo, tintas.
Os principais sintomas são: sangue na urina, dor durante o ato de urinar e necessidade frequente de urinar, sem conseguir. Pacientes que desenvolvam esses sintomas devem ser submetidos a exames para detectar ou descartar a presença do tumor.