Publicidade

Quaresma e a simbologia do n.º 40 na bíblia: aproveite o período para se conectar com Deus

O número 40 é um símbolo importante para a história bíblica, não à toa, o período da Quaresma recebe este nome. Conheça o significado

Quaresma e a simbologia do nº 40 na bíblia: aproveite o período para se conectar com Deus
Quaresma e a simbologia do nº 40 na bíblia: aproveite o período para se conectar com Deus – Freepik

O período entre o fim do Carnaval e a Páscoa é conhecido como Quaresma. Para quem não está habituado ao termo, a Quaresma representa um período litúrgico compreendido entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Ramos, último domingo antes da Páscoa.

Publicidade

A simbologia por trás do número 40 na bíblia

A espiritualista do portal esotérico Astrocentro e astróloga Yara Vieira explica que, na bíblia, o número 40 é um símbolo importante: “Lá se descreve os 40 dias do dilúvio, 40 anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, 40 dias de Elias e Moisés na Montanha, 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 400 anos de exílio dos judeus no Egito”, diz.

“Por esse motivo, a Quaresma dura 40 dias. O número quatro na Bíblia simboliza o universo material e, seguido de zero, significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.”, explica Yara.

Aproveitando a Quaresma para se conectar com Deus

“Quaresma é época de nos arrependermos dos nossos pecados, de mudarmos algo em nós para sermos melhores. Neste período, somos convidados a mudar de vida, é tempo de perdão e reconciliação”, afirma a astróloga.

Nesses 40 dias, as pessoas costumam repensar as atitudes, se dedicam mais a ajudar os outros, constroem novos hábitos, se purificam e fazem algum tipo de sacrifício pessoal.

Publicidade

“Muitos pensam que a Quaresma é um tempo de tristeza, mas não. Na verdade, é a preparação para uma grande festa. Normalmente para uma festa compramos roupa e sapatos novos, arrumamos o cabelo, as unhas, pois então, nesses quarenta dias, é como nos preparamos para a grande festa de renovação de nossa vida, a passagem para uma vida nova, que é a Páscoa”, pontua Yara Vieira.

O costume é se abster de carne vermelha, mas você pode escolher outro sacrifício, como deixar de comer doces, tomar refrigerante ou se privar de algo de que você goste.

É muito importante prestar atenção na intenção deste ato, que é o de se aproximar de Deus. Isso é o que é a Quaresma, um momento de reaproximação com o sagrado. Aproveite para rezar muito, agradecer e reconhecer seus erros. Essas atitudes nos fazem crescer e sermos seres humanos melhores.

Publicidade