Publicidade
Protetora dos olhos, peça para Santa Luzia clarear seus caminhos neste 13 de dezembro – Reprodução / Comunidade Coração Fiel

Em 13 de dezembro comemoramos o dia de Santa Lúcia de Siracusa, conhecida popularmente, principalmente entre os devotos, como Santa Luzia, a grande padroeira dos olhos.

Publicidade

Lembro de quando era criança e um cisco entrava nos meus olhos. Minha mãe segurava delicadamente meus cílios, abrindo e fechando minha pálpebra no ritmo de: “Santa Luzia passou por aqui, com seu cavalinho comendo capim”. Quem já ouviu esse verso passado de geração para geração?

+++ O que Oxum tem para nos ensinar neste 8 de dezembro, dia do Orixá do ouro e das águas doces

Nascida em 27 de março do ano de 283 d.C, na cidade de Siracusa, localizada na Itália, herdeira de uma família rica, Luzia fez um voto de castidade e prometeu que dedicaria sua vida à graça de Deus.

Seguindo os ensinamentos cristão e dando seu dinheiro aos mais necessitados, a Santa, perseguida pela oposição, foi perseguida e teve seu olhos arrancados — justificando seu título como padroeira. Milagrosamente, Luzia ganhou olhos novos, configurante seu milagre.

Publicidade

+++ Altar de Natal para atrair prosperidade durante todo o ano! Aprenda a fazer

A dádiva não foi suficiente para que as autoridades a deixassem viver. Luzia foi morta em 13 de dezembro do ano de 304 d.C, data em que é comemorado seu dia.

Oração para Santa Luzia clarear seus caminhos

“Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Publicidade

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.”